31/03/2011

BISCOITOS DE AMARETES

Ingredientes
175 g de amendoas
225 g de açucar
2 claras
açucar de confeiteiro

Modo de fazer
Torre levemente e moa as amêndoas. Acrescente 125 g de açucar e amasse com um garfo até ficar com o aspecto de uma farinha meio úmifa. Bata as claras em neve. Adicione aos poucos o açucar restante mexendo devagar e junte à mistura de amêndoas. Unte com manteiga ou margarina uma assadeira e polvilhe-a com farinha de trigo. Deposite montinhos de massa com a bisnaga de confeiteiro, polvilhe com açucar de confeiteiro e deixe descansar por 2 horas. Leve ao forno brando até que os amarentes comecem a dourar. Querendo, pode substituir as amêndoas por castanhas de caju, adicionando à massa 1 colher de café de essência de amêndoas.

BISCOITOS DE AMÊNDOAS

Receita 1
Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
150 g de manteiga ou margarina
150 g de açucar
150 g de amêndoas
2 ovos
1 colher chá de fermento em pó 

Modo de fazer
Descasque as amêndoas e coloque-as no forno por alguns minutos sem deixá-las corar. Retire-as e moa-as. Coloque a farinha de trigo numa superfície lisa, faça um buraco no centro e despeje os ovos, a manteiga amolecida, o açucar, o fermento e as amêndoas. Amasse muito bem e se fôr necessário acrescente 2 colheres de sopa de leite. Estenda a massa com o rôlo e corte pequenos biscoitos com forminhas de diferentes tipos. Unte com manteiga ou margarina uma assadeira e polvilhe-a com farinha de trigo. Coloque os biscoitos distantes uns dos outros e asse em forno brando até tomarem uma côr ouro pálido. Se quiser, use castanhas de caju

Receita 2
Ingredientes
175 g de amendoas
225 g de açucar
2 claras
açucar de confeiteiro

Modo de fazer
Torre levemente e moa as amêndoas. Acrescente 125 g de açucar e amasse com um garfo até ficar com o aspecto de uma farinha meio úmifa. Bata as claras em neve. Adicione aos poucos o açucar restante mexendo devagar e junte à mistura de amêndoas. Unte com manteiga ou margarina uma assadeira e polvilhe-a com farinha de trigo. Deposite montinhos de massa com a bisnaga de confeiteiro, polvilhe com açucar de confeiteiro e deixe descansar por 2 horas. Leve ao forno brando até que os amarentes comecem a dourar. Querendo, pode substituir as amêndoas por castanhas de caju, adicionando à massa 1 colher de café de essência de amêndoas

BISCOITOS AMANTEIGADOS

biscoito


Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de manteiga
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com manteiga e enfarinhe com um pouco de farinha de trigo.
2. Numa tigela, junte a farinha, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha e amasse bem com as mãos até formar uma massa uniforme.
3. Embrulhe a massa com filme plástico. Leve à geladeira e deixe descansar por 15 minutos.
4. Divida a massa em 3 porções. Faça um rolinho com cada porção. Corte cada rolinho em rodelas de 1 cm de espessura.
5. Com os dentes de um garfo, aperte levemente cada rodelinha, formando um desenho.
6. Distribua os biscoitos sobre a assadeira, deixando uma distância entre eles.
7. Leve ao forno para assar por 25 minutos ou até os biscoitos ficarem levemente dourados.
8. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

BISCOITO DE FÉCULA DE BATATA



Ingredientes
1 caixa de fécula de batata.
1 caixa de trigo (200gr)
½ caixa de açúcar.
200gr de margarina.

Como Fazer
Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e marcar a parte de cima com um garfo. Não untar a assadeira, apenas enfarinhar. Assar até começar a dourar. Passar no açúcar ainda quentes.

PÃO DE VIGÍLIA

Ingredientes
1/2 xícara chá de manteiga ou margarina
1 lata de leite condensado
2 ovos
1 xícara chá de banana nanica amassada
1 e 1/2 xícara chá de farinha de trigo
1 colher café de sal
1 colher sopa fermento em pó
1 colher chá de bicarbonato
1 xícara chá de ameixas preta

Modo de fazer
Bata a manteiga ou margarina em creme. Junte aos poucos o leite condensado, os ovos, a banana nanica amassada e torne a bater até obter consistência cremosa. A parte, misture bem (sem bater) a farinha de trigo peneirada com o sal, o fermento e o bicarbonato. Junte esse composto de farinha de trigo a primeira preparação, misturando tudo muito bem e, por último, adicione as ameixas pretas (pique-as antes de usá-las). Despeje essa mistura numa forma retangular, tipo bolo inglês, previamente untada com manteiga ou margarina, e asse em forno moderado, durante mais ou menos 40 minutos. Para saber se está pronto, espete o pão com um palito, se este sair sêco, a massa já está no ponto. Desenforme cuidadosamente e deixando esfriar bem antes de servir. Se quiser, decore a gosto.

PÃO RECHEADO COM LINGUIÇA


Ingredientes
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
2 colheres sopa de açucar
1 colher sopa de sal
3 xícaras chá de água morna
1 xícara chá de óleo 
1 ovo
7 xícaras chá de farinha de trigo aproximadamente
margarina para untar a assadeira
1 gema para pincelar

Recheio
2 e 1/2 xícaras chá de linguiça defumada picada
1 cebola picada
2 tomates picados
1 colher sopa de cheiro verde picado
sal e pimenta do reino a gosto
 1 e 1/2 xícara chá de queijo mussarela ralado

Modo de fazer
No liquidificador, bata o fermente, o açucar, o sal, a água, o óleo e o ovo até que fique homogeneo. Transfira para uma tigela e acrescente a farinha de trigo, aos poucos, mexendo até que forme uma massa que desgrude das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo. Sove bem a massa e deixe descansar por 20 minutos ou até que dobre de volume. Em uma tigela, misture bem a linguiça, a cebola, os tomates, o cheiro verde, sal, pimenta, o queijo mussarela e reserve. Sobre uma superfície lisa, abra a massa com um rolo e espalhe o recheio por cima. Enrole como rocombole, corte-o ao meio e coloque os pães em 2 assadeiras para bolo inglês de 23cm x 10cm untadas. Pincele com a gema ligeiramente batida com um garfo e deixe descansar por mais 20 minutos ou até que dobre de volume. Leve ao forno médio (180°), preaquecido, por 40 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire do forno, desenforme e sirva.
Varie no recheio desse pão. Experimente usar brocólis refogado e requeijão culinário. Polvilhe com um pouco de parmesão ralado antes de levar ao forno.
Rendimento: 16 porções.

PÃO DE QUEIJO COM IOGURTE


Ingredientes
2/3 de xícara chá de iogurte natural
3 ovos
1 colher sopa de sal
2 colheres sopa bem cheias de margarina
3 xícaras chá de queijo de minas padrão meia cura ralado
2 e 1/2 xícaras chá de polvilho doce

Modo de fazer
Bata no liquidificador o iogurte, os ovos, o sal, a margarina e o queijo de minas até que obtenha uma mistura homogenea. Coloque em uma tijela e junte o polvilho, aos poucos, amassando com as mãos até que obtenha uma massa lisa. Deixe descansar por 10 minutos Modele bolinhas com a massa, coloque-as em uma assadeira e leve ao forno alto (200ºC), preaquecido, por 20 minutos ou até que fique levemente dourado. Retire do forno e sirva em  seguida.
Rendimento: 20 unidades

PÃOZINHO DE PRESUNTO

Ingredientes
1 xícara chá de amido de milho
2 xícaras chá de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó químico
sal a gosto
1 xícara chá de queijo parmesão ralado
4 colheres sopa de margarina
2 ovos
3 colheres sopa de leite
1 xícara chá de presunto picado
margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira
1 gema para pincelar

Modo de fazer
Em uma tigela, misture o amido de milho, a farinha, o fermento, o sal, o queijo parmesão ralado e a margarina com um garfo até que obtenha uma farofa grossa. Acrescente os ovos e o leite, aos poucos, amassando com as mãos até que fiquem homogêneo. Abra a massa com um rolo até que fiquem com aproximadamente 1 cm de espessura. Corte em retangulos e recheie cada um com um pouco do presunto. Enrole, modelando os pãezinhos e coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Pincele-os com a gema ligeiramente batida com um garfo e leve ao forno alto (200°C), preaquecido, por 45 minutos ou até que fiquem levemente dourados. Se desejar, sirva polvilhados com queijo parmesão ralado.Se preferir, substitua o presunto do recheio por queijo mussarela ou salsichas picadas, nas mesmas proporções.
Rendimento: 20 unidades.

ROSQUINHA DE NATA E GOIABADA

Ingredientes
2 xícaras chá de nata de leite
2 colheres chá de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres sopa de açucar
1 pitada de sal
1 ovo
1 colher sopa de fermento em pó quimico
4 xícaras chá de farinha de trigo aproximadamente
2 xícaras chá de goiabada cortada em cubos pequenos (comparada pronta)
1 xícara chá de açucar cristal
açucar cristal para polvilhar
óleo para untar a assadeira

Modo de fazer
Em uma tigela, misture a nata de leite, a manteiga, o açucar, o sal, o ovo e o fermento. Adicione a farinha de trigo, aos poucos, mexendo até que a massa fique em ponto de enrolar. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo até dar o ponto. Passe os cubos de goiabada no açucar cristal e reserve em um prato. Pegue pequenas porções da massa e modele discos de aproximadamente 3cm de diametro. Deixe as bordas da massa mais grossas. Coloque 1 cubo de goiabada reservada no centro de cada disco de massa e polvilhe com açucar cristal. Coloque as rosquinhas um ao lado da outra, deixando espaço para não grudar, em uma assadeira grande untada com óleo. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 10 minutos ou até que fiquem levemente douradas. Retire do forno e espere esfriar. Transfira para uma travessa e sirva.
Rendimento: 80 unidades.

CASADINHO DE GOIABADA OU DOCE DE LEITE


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha trigo
1 xícara (chá) de açúcar
2 gemas
1 colher (sobremesa) de raspas da casaca do limão
1 xícara (chá) amido de milho
3/4 xícara (chá) manteiga
açúcar de confeiteiro para polvilhar
 
Recheio
Ingrediente:
goiabada ou doce de leite
 
Modo de Fazer:
Em uma tigela coloque os ingredientes da massa e misture bem até incorporar.
Modele bolinhas ou use um cortador, coloque em assadeira sem untar, deixando espaço entre elas. Leve ao forno médio pré-aquecido por mais ou menos 20 minutos ou até dourar levemente, retire e recheie unindo as duas partes de massa com o recheio. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

BISCOITINHOS GOTAS DE GELÉIA

biscoitinho gotas de geleia 
Ingredientes:
1/3 xícara (chá) de margarina sem sal
1/3 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de farinha com fermento
1/3 xícara (chá) de maisena
1/4 xícara (chá) de geleia de framboesa
1/4 xícara (chá) de geleia de laranja

 

Modo de fazer: 

Na batedeira, em velocidade média, bata a margarina e o açúcar até obter uma mistura clara e macia. Adicione o leite, a baunilha, a farinha, a maisena e bata até obter uma massa lisa. Coloque colheradas (chá) de massa em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Faça cavidades nas bolinhas com o cabo de uma colher de pau. Preencha metade da quantidade de bolachas com geléia de framboesa e a outra metade com a de laranja. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e sirva.

Rendimento: 25 unidades

PÃO DE ALHO AROMÁTICO

Ingrediente
3 colheres sopa de fermento em pó
1 colher sopa de açucar
1 colher sopa de tempero Fondor
3 ovos inteiros
1 e 1/2 xícara chá de óleo
2 colheres sopa de manteiga
4 dentes de alho socados
2 colheres sopa de molho de pimenta
1 colher chá de erve-doce
6 colheres sopa de queijo ralado
1/2 xícara chá de salsinha picada
500 a 600g de farinha de trigo

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e vá agregando a farinha aos poucos. Divida a massa em duas assadeiras de pão de forma e deixe crescer até dourar de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos.
Rendimento 30 unidades

BISCOITOS AMANTEIGADOS


Ingredientes:

1 1/2 xícara de amido de milho
3 xícaras de farinha
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de margarina
2 ovos


Modo de preparo: 
Separe duas ou três assadeiras (não é preciso untar). Tire a margarina da geladeira com meia hora de antecedência. Quando amolecer, misture com o açúcar. Junte os ovos e bata (com as mãos mesmo) até incorporar tudo. Acrescente o amido de milho e a farinha. Misture.
Antes de começar a fazer as bolinhas, pré-aqueça o forno a 200ºC. Agora, com o auxílio de uma colher de café, pegue porções da massa e faça bolinhas.
Coloque as bolinhas na assadeira e achate com um garfo. Não é para colocar muita força até virar uma bolacha, só dê uma apertadinha, de leve. Asse por aproximadamente 20 minutos, mas como cada um sabe o forno que tem, melhor conferir e tirar quando começar a dourar.

BISCOITO DE LARANJA E PASSAS

Ingredientes
2 xícaras chá de farinha de trigo
1 e 1/2 colher sopa de fermento em pó
1/3 xícara chá de açucar
1 pitada de sal
5 colheres sopa de manteiga picada
raspas de uma laranja grande
1/3 xícara chá de passas
1/2 xícara chá de creme de leite com soro

Modo de fazer
Misture os ingredientes secos numa vasilha grande. Adicione a manteiga e bata até a mistura parecer uma farofa grossa. Adicione as raspas de laranja e as passas. Gradualmente, misture o creme de leite para formar uma massa leve. Abra a massa com um rolo em uma superficie enfarinhada na espessura de 1 cm. Corte com um cortador redondo. Coloque os  biscoitos em uma forma grande untada e enfarinhada. Pincele leite por cima e leve para assar em forno pré-aquecido a 250ºC. Sirva
Rendimento: 16 unidades

PETIT-FOURS DE NOZES

Ingredientes
2 e 1/2 xícara chá de farinha de trigo
5 colheres sopa de manteiga
1/2 xícara chá de açucar
1/3 xícara chá de nozes moídas
1 pitada de canela de pó
1 pitada de gengibre em pó
1 colher café de fermento em pó
1 ovo pequeno inteiro

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes com as mãos, até obter uma massa lisa e macia. Leve para a geladeira por 20 minutos. Depois, abra a massa com um rolo e corte-a com o cortador de sua preferencia. Pincele gemas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar.
Renimento: 30 unidades

PETIT-FOURS SALGADO DE QUEIJO

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 3 xícaras (chá) de queijo cheddar ralado grosso
  • 1 colher (sopa) de salsinha picadinha
  • 75g de manteiga gelada e cortada em cubinhos
  • ½ xícara (chá) de creme de leite (lata sem soro ou caixinha)
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de mostarda em pó
  • ½ colher (sopa) páprica picante
  • Sal a gosto
  • Manteiga para untar
  • Farinha para polvilhar

Modo de fazer
  • Numa tigela média misture a farinha de trigo, o fermento em pó, o queijo cheddar ralado grosso, a salsinha picadinha e a manteiga gelada e cortada em cubinhos. Com as pontas dos dedos misture os ingredientes até formar uma farofa. Junte o creme de leite, a mostarda, a mostarda em pó, a páprica picante, sal a gosto. Trabalhe  a massa até que fique macia e descole das mãos.
  • DICA: se a massa ficar pegajosa junte um pouco mais de farinha.
  • Coloque a massa sobre uma folha de saco plástico e cubra com outra folha de saco plástico. Com auxílio de um rolo abra a massa no formato de um retângulo com 1cm de espessura. Com uma faquinha ou cortadores próprios para biscoito, corte 20 quadrados (ou discos) e vá colocando numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 220ºC (alto) por 20 minutos ou até que estejam crescidos e dourados.

PREPARAÇÃO DE PÃO


1. Bata os ingredientes com uma colher de pau até misturar bem. A massa deve ficar lisa e cair facilmente quando despejada com a colher.
2. Acrescente farinha de trigo suficiente para que  a massa possa ser trabalhada com as mãos. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo para desprender facilmente a massa da tigela.
3. Polvilhe uma superfície com farinha de trigo. Coloque a massa e trabalhe-a com as mãos. Dobre-a em sua direção e amasse em sentido contrário com a palma da mão. Repita essa operação várias vezes, sempre virando a massa.
4. Quando pronta, a massa deve ficar elástica, com a superfície lisa, com bolhas de ar. Faça uma bola e coloque-a numa tigela untada. Feito isso, vire-a para que fique totalmente untada e evite que a parte de cima fique ressecada.
5. Cubra a massa e coloque-a num lugar abrigado para descansar durante algumas horas ou até que dobre de tamanho. Se quiser, coloque a tigela numa grelha sobre água quente e cubra com uma toalha. Enfie 2 dedos na massa: se formar um buraco, a massa estará pronta.
6. Abaixe a massa com o punho fechado. Dobre-a e forme uma bola para eliminar as bolhas de ar. Assim a massa ficará macia e delicada.
Para saber se a massa está no ponto ideal, coloque uma pequena bola da massa em um copo de água fria, se subir, está no ponto.

PREPARAÇÃO DE PÃO


1. Utilize sempre o tipo de fôrma indicado na receita.
2. Ao retirar o pão do forno, desenforme-o imediatamente e coloque-o em lugar protegido.
3. Para obter uma casca macia, pincele o pão com manteiga ou margarina derretida.
4. Mantenha o pão sempre fresco, guardando-o num saco plástico ou embrulhado em papel alumínio.
5. Para congelar o pão, tire-o do forno e deixe esfriar. A seguir, corte-o em fatias e embrulhe-o em saco plástico ou papel laminado. Ele pode ficar no congelador durante 12 meses. Para descongelar, retire e deixe à temperatura ambiente durante 3 horas ou coloque-o diretamente na torradeira.

SEQUILHOS DE MAIZENA




sequilhos de maizena
 

 




 





Ingredientes
1 1/2 xícara de chá de maizena
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de leite
3 colheres de sopa de margarina
2 gemas
1 colher de café, de sal





Modo de fazer
Prepare a massa: Despeje a maizena, a farinha de trigo, o açúcar e o sal em uma tigela ou bacia grande e misture. Depois acrescente as gemas e misture bem e por último acrescente a margarina até obter uma massa "podre" (ela é chamada assim, pois fica meio quebradiça como massa para empada). Aos poucos vá adicionando o leite. É preciso trabalhar com a massa até que ela forme uma bola grande e uniforme.
DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Modele os biscoitos: Sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e formando bolinhas. Para decorá-los pressione levemente cada biscoitinho com os dentes de um garfo, imprimindo linhas na parte de cima deles.
Prepare o tabuleiro: Unte um tabuleiro grande, que caiba no forno, com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar o tabuleiro. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que o tabuleiro e forrá-lo.
Asse os biscoitinhos: Arrume os biscoitos no tabuleiro já preparado e ponha-os para assar no forno pré-aquecido em temperatura média até que fiquem levemente dourados. Isso deve levar uns 10 a 15 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada forno e o tamanho dos biscoitinhos.

PLUM-CAKE

 
Ingredientes
200 g de manteiga ou margarina
200 g de farinha de trigo
200 g de açucar
100 g de uva-passa
100 g de frutas cristalizadas
4 ovos
1 limão
1 cálice do licor de sua preferência

Modo de fazer
Coloque as uvas-passas de molho em água morna, para amolecer. Corte a fruta cristalizada em quadradinhos e deixe-a de molho no cálice de licor. Ponha a manteiga ou margarina em pedaços em uma vasilha, e trabalhe-a durante 10 minutos com uma colher de pau ou com a batedeira. Junte o açucar, continuando a trabalhar a mistura até que a manteiga fique clara e cremosa. Adicione depois, alternadamente, um ovo inteiro e um pouco de farinha, até que esses ingredientes terminem. Perfume a massa com a casca ralada do limão e, por último misture a uva-passa escorrida e passada na farinha de trigo juntamente com a fruta cirstalizada. Isso é muito importante, pois evita que a uva-passa e a fruta cristalizada se depositem no fundo do doce. Unte com manteiga ou margarina as pareses e o fundo de uma forma para plum-cake. É uma forma retangular, com paredes altas. Forre-a depois com dois pedaços de papel manteiga, fazendo-os aderir à manteiga ou margarina com as mãos.Depois unte o papel com mais manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de trigo.Ponha o plum-cake na forma e leve ao forno médio durante 1 hora. Em seguida, vire a forma em uma travessa, retire o papel e espere esfriar.

BISCOITOS RENÂNIA

Ingredientes
250 g de manteiga ou margarina
250 d de açucar
430 g de farinha de trigo
100 g de amendoas ou castanhas de caju
2 ovos
1 colher de café canela em pó
1 colher chá rasa de fermento em pó
1 limão

Modo de fazer
Coloque a farinha sobre a mesa. Faça um buraco no centro e junte o açucar, o fermento, a manteiga amassada com um garfo, casca de limão ralada, a canela, 1 ovo inteiro e 1 gema. Amasse tudo, até que a massa fique bem lisa. Estenda-a com o rolo, numa folha fina. Recorte com as forminhas para biscoitos. Decore cada biscoito com 1 amendoa ou castanha. Pincele-os com clara batida e asse e no forno quente.

PÃO DE BATATA COM REQUEIJÃO


Ingredientes
5 batatas médias
3 xícaras chá de leite
1 colher sobremessa de sal
3 xícaras chá de farinha de trigo
2 colheres sopa de fermento em pó
2 colheres chá de açucar
3 colheres sopa de manteiga
1 ovo batido
400 g de requeijão tipo firme
1 gema batida para pincelar

Modo de fazer
Aqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas e lave-as. Corte-as em pedaços e cozinhe com o leite e o sal até ficarem macias. Retire do fogo e passe-as por um espremedor. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o açucar. Junte a manteiga, a batata espremida e misture. Junte o ovo e sove até a massa ficar lisa. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Faça pequenos círculos de massa, recheie com uma porção de requeijão e forme bolinhas. Coloque-as em uma assadeira untada com manteiga, pincele a gema e leve ao forno (pré-aquecido) até dourarem. Se preferir, pode polvilhar parmesão ralado sobre as bolinhas.
Rendimento: 18 unidades

CROUTONS


Receita 1
1. Tire as cascas de fatias de pão de fôrma branco ou integral. Corte as fatias em tiras finas e, em seguida, em cubos bem pequenos. Prefira fazer com pão amanhecido.
2. Aqueça quantidades iguais de azeite e de manteiga. Quando espumar, despeje os croutons e mexa para que dourem por igual. Junte os cubos de pão e balance a frigideira sobre fogo alto. Adicione sal e pimenta-do-reino moída na hora. Deixe por 5 minutos, sempre balançando a panela.
Ao final deste tempo, adicione  (ou não) seu elemento de sabor de preferência. Pode ser salsinha fresca bem picada. Pode ser tomilho, orégano, manjericão, etc. Escorra e deixe secar em papel toalha.
Outra boa dica é aquecer junto com o azeite e a manteiga um dente de alho amassado, para transferir um pouco de seu sabor aos croûtons.

Receita 2
Ingredientes
  • 2 colheres sopa de Margarina Cremosa
  • 1 cebola média picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 8 fatias de pão de forma cortadas em cubos pequenos
  • 150 g de castanha-do-Pará picada e torrada
  • 1/2 maço de cheiro-verde picado

Modo de Preparo

  1. Em uma panela grande, aqueça a margarina e frite a cebola até ficar transparente
  2. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
  3. Acrescente o pão e a castanha do Pará e frite por mais 2 minutos
  4. Desligue o fogo, acrescente o cheiro-verde e sirva.

AMANTEIGADOS COM RECHEIO DE GELÉIA

amanteigado 
Ingredientes
. 17 colheres (sopa) de açúcar
. 6 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 2 1/2 xícaras (chá) de manteiga
. 1 pote de geleia de morango (320 g)

 Modo de preparo

1. Aqueça o forno a 180ºC.

2. Em uma superfície lisa, coloque a farinha de trigo e o açúcar.

3. Acrescente a manteiga no centro e, com o auxílio de uma espátula, misture tudo. Com as mãos, amasse até ficar bem homogêneo.

4. Abra a massa na espessura de 2 milímetros. Com um cortador no formato de coração, recorte os biscoitos.

5. Separe a metade dos corações obtidos e vaze com um cortador menor do mesmo formato.

6. Em uma assadeira sem untar, distribua os biscoitos sem sobrepô-los.

7. Asse-os no forno a 180ºC durante 20 minutos. Retire e espere esfriar.

8. Passe a geleia nos corações inteiros.

9. Sobreponha os vazados e depois, com a ajuda de um saco de confeitar, complete o recheio com a geleia. 

Dica: use geleia de outros sabores e cortadores diferentes. Asse o coração menor que sobrou e guarde.
Rendimento - 40 porções

BISCOITINHOS DE COCO

biscoito
 
Ingredientes
.1 copo (requeijão) de leite
.1 xícara (chá) de coco ralado
.2 gemas
.6 colheres (sopa) de manteiga
.3 colheres (sopa) de óleo
.1 xícara (chá) de açúcar
.2 e 1/2  xícaras (chá) de farinha de trigo
.açúcar e canela em pó a gosto (opcional)

Modo de preparo

Ponha em uma panela um copo de leite e o coco. Deixe descansar por dez minutos. Leve ao fogo e cozinhe por 15 minutos. Reserve. Bata na batedeira as gemas, a manteiga e o óleo até obter um creme fofo e claro. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Retire da batedeira e misture com o coco cozido no leite. Mexa até ficar homogêneo e adicione a farinha, aos poucos, até formar uma massa macia. Se necessário, adicione mais farinha. Sove a massa por cinco minutos. Abra a massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada e corte os biscoitinhos no formato de sua preferência. Disponha-os em uma assadeira forrada com papel-manteiga untado e asse em forno médio pré-aquecido até que comecem a dourar. Retire os biscoitinhos frios da assadeira e, se desejar, polvilhe com o açúcar misturado com a canela em pó.
Dica: massas de biscoito e pão não devem levar muita farinha, pois podem ficar muito duras ao assar.
Rendimento: 20 porções.

CRISPES DE ALHO

Crispes de alho
Ingredientes
. 4 dentes de alho
. 1/2 xícara (chá) de manteiga
. 2 colheres (sopa) de hortelã picada
. Sal a gosto
. 2 minibaguetes

 

Modo de preparo

Cozinhe o alho em água fervente durante dois minutos. Retire a casca e pique bem. Em um recipiente pequeno, misture o alho, a manteiga, a hortelã e o sal. Corte a baguete em quatro, abra ao meio, espalhe a mistura e leve ao forno preaquecida 200º C durante dez minutos. Sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções.

PÃO DE COCO

Pão de coco
 
Ingredientes
· 60 g de fermento
· 600 ml de leite
· 1 copo (americano) de açúcar
· 1 copo (americano) de óleo
· 3 ovos
· 1 colher (sobremesa) de sal
· 1 kg de farinha de trigo
· 1 gema
· 1 colher (sopa) de café
· 100 g de coco
· Açúcar para polvilhar

Modo de fazer

1. Bata no liquidificador o fermento, o leite, o açúcar, o óleo, os ovos e o sal, por cerca de três minutos.
2. Despeje a mistura numa tigela e acrescente toda a farinha de trigo. Mexa com uma colher de pau até formar uma mistura homogênea e consistente.
3. Despeje a massa, meio a meio, em dois tabuleiros untados com óleo.
4. Em um copo com água, coloque um pedacinho da massa e reserve. Deixe o pão descansando até que a bolinha da massa passe a boiar no copo.
5. Pincele o pão com a mistura de gema e café. Em seguida, cubra com o coco e polvilhe o açúcar.
6. Leve para assar em forno preaquecido, a 250ºC, por 30 minutos ou até dourar.
Para decorar o pão, você também pode usar coco ralado misturado com leite condensado.

PÃO DE FORMA

pão de forma
 
Ingredientes:
· 1 xícara (chá) de leite
· 5 colheres (sopa) de óleo
· 1 colher (sopa) açúcar
· 1 colher (sopa) de manteiga
· 1/2 colher (sopa) de sal
· 2 tabletes de fermento biológico
· 2 ovos
· 500 g de farinha de trigo,

Acessório:

· Forma para pão

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes, menos a farinha, no liquidificador. Numa tigela, ponha a massa obtida e misture a farinha. Mexa com uma colher até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano limpo e deixe crescer por pelo menos 1 hora. Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo, ponha sobre ela a massa e abra-a com um rolo. Enrole como um rocambole, transfira para a forma de 26 X 21cm untada com manteiga e deixe crescer por mais 20 minutos. Aqueça o forno em temperatura média. Asse por 30 minutos ou até dourar bem. Se não consumir todo o pão de uma vez, embrulhe-o em filme plástico.
Rendimento: 12 porções.

PÃO DE FRUTAS

Pão de frutas
 
Ingredientes
Massa:
. 1 tablete de fermento biológico (15g)
. 1 colher (sopa) de açúcar
. 1/4 de xícara (chá) de leite morno
. 3 colheres (sopa) de leite em pó
. 1 pitada de sal
. 1 ovo
. 100g de margarina
. 1/4 de xícara (chá) de creme de leite
. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 ovo batido para pincelar
Recheio:
. 3 gemas
. 1/2 xícara (chá) de açúcar e confeiteiro
. 1/4 de xícara (chá) de amido de milho
. 2 xícaras (chá) de leite quente
. 250g de frutas desidratadas (coco, kiwi, mamão, frutas vermelhas)
 

Modo de Preparo

Massa: Misture o fermento e o açúcar, até dissolver totalmente o fermento. Misture o leite morno, o leite em pó, o sal, o ovo, a margarina e o creme de leite. Aos poucos acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume.
Recheio: Em uma panela, coloque as gemas passadas em uma peneira, o açúcar e o amido de milho. Misture bem e acrescente o leite quente. Leve ao fogo e mexa sem parar até engrossar. Montagem: Divida a massa em duas partes e abra cada uma em forma de retângulo. Distribua sobre cada retângulo o creme de confeiteiro e as frutas. Enrole como rocambole, pincele a gema, coloque em uma assadeira levemente untada com margarina. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Asse no forno preaquecido a 180º até dourar, aproximadamente 40 minutos. Decore a gosto.
Dicas: As frutas desidratadas são encontradas em supermercados.
Rendimento: 20 porções.

PÃO DE FUBA COM CENOURA E COUVE-FLOR

Pão

Ingredientes
.15 g de fermento biológico
.1 xícara (chá) de leite morno
.1 ovo
.2 claras
.1 colher (sopa) de azeite
.1 xícara (chá) de fubá
.1 xícara (chá) de farinha de trigo
.2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
.1 cenoura média cortada em cubos e cozida al dente
.1 xícara (chá) de couve-flor cozida al dente e picada
.2 colheres (sopa) de azeitona preta picada
.sal e orégano a gosto  

Modo de preparo

Aqueça o forno a 200ºC. Em um recipiente, dissolva o fermento no leite. Misture o ovo, as claras, o azeite, o fubá, a farinha de trigo, o queijo parmesão, a cenoura, a couve-flor, a azeitona picada, sal e orégano. Transfira a mistura para uma forma média retangular, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Deixe descansar, durante 20 minutos. Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até dourar. 
Dica: Aproveite sobras de legumes para fazer este pão.
Rendimento: 6 porções.

PÃO DE LEITE CONDENSADO

Pão de leite condensado
 
Ingredientes:
. 1 tablete de fermento biológico (15 g)
. 1 xícara (chá) de leite morno
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 4 ovos
. 1 lata de leite condensado
. ½ xícara (chá) de óleo
. 1 Kg de farinha de trigo
. Leite condensado para regar

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 200º C. Dissolva o fermento no leite com o açúcar, junte os ovos, o leite condensado e o óleo. Misture bem. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e trabalhe a massa até ficar homogênea. Cubra-a e deixe descansar até dobrar de tamanho. Amasse novamente e forme a trança. Coloque-a em uma assadeira, levemente untada, e leve ao forno durante 45 minutos ou até dourar. Ainda quente, regue com o leite condensado.
Rendimento: 6 porções.

PÃO DE MANDIOCA E POLVILHO

pão de mandioca
 
Ingredientes
. 1 colher (chá) de sal
. 3 colheres (sopa) de óleo ou banha
. 3 ovos
. 3 xícaras de mandioca cozida e moída
. 3 xícaras de queijo tipo parmesão ralado
. 3 xícaras de polvilho doce
. 1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, menos o leite. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Continue amassando e vá colocando o leite aos poucos até o ponto de a massa enrolar na mão. Forme pãezinhos, coloque numa assadeira e asse em temperatura média. Sirva quente.
Rendimento: 20 porções

PÃO DE MILHO

pão de milho
 
Ingredientes
. 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 1 colher (chá) de sal
. 2 ovos
. 2 colheres (sopa) de margarina
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 1/4 de xícara (chá) de leite
. 1 gema batida
. 4 colheres (sopa) de água

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a farinha e faça um buraco no centro. Junte o açúcar, o sal, os ovos batidos, a margarina e o fermento. Misture e adicione o leite, aos poucos, até dar ponto de amassar. A massa deve ficar macia. Sove por cinco minutos e faça bolinhas. Disponha os pãezinhos em uma assadeira untada e pincele a gema diluída na água. Asse em forno médio preaquecido até que fiquem ligeiramente dourados.
Rendimento: 10 porções.