19/04/2013

QUEIJOS E SEUS DIFERENTES TIPOS

452456 queijos e seus tipos Queijos e os seus diferentes tipos

Dificilmente exista alguém que nunca tenha experimentado essa delicia. O queijo está presente na vida de quase todos os brasileiros e dificilmente encontramos quem não goste de alguma variedade dele. Quando estudamos mais sobre este derivado do leite, descobrimos que existem milhares de tipos de queijos, fabricados ao redor do mundo, cada tipo com um sabor e com características únicas, tornando a tarefa de conhecer todos eles impossível, até mesmo para os maiores especialistas. Mas se você deseja saber quais os mais conhecidos, separamos uma lista dos tipos mais consumidos no Brasil.

Queijos Franceses

452456 queijos e seus tipos 4 Queijos e os seus diferentes tipos

Entre os queijos franceses com os quais temos contato, o queijo Camembert é um dos mais conhecidos, macio e cremoso, seu nome vem da vila francesa de Camembert. Assim que é fabricado este queijo possui características secas, podendo esfarelar, além de ser duro, porém após o tempo certo em que “amadurece” ele tende a ser macio, cremoso e de sabor forte.
O queijo Brie é tão conhecido quanto o Camembert, um tipo macio feito a partir do leite de vaca, seu nome vem de uma vila com o mesmo nome de onde foi criado. Suas características são a cor extremamente pálida e o sabor forte tão comum aos queijos franceses.
O Roquefort, por sua vez, é um queijo do sul da França, sua produção vem do leite de ovelha. Seu gosto é forte e levemente ácido, assim como seu odor, além de ter um exterior salgado. É um queijo branco com alguns veios característicos de cor azul.

Queijos Ingleses

452456 queijos e seus tipos 2 Queijos e os seus diferentes tipos

Alguns dos queijos mais consumidos no Brasil são de origem inglesa, sendo eles o Cheddar, que tantas pessoas adoram. Um queijo amarelo e pálido com um sabor bem pronunciado, levemente adocicado. Seu nome vem da vila inglesa de Cheddar.
Outro queijo inglês é o Cottage, cujo sabor é suave e a consistência é de uma deliciosa coalhada. Ele é um tipo de queijo drenado, mas não prensado que, por esse motivo, mantém algum soro de leite Além disso é um queijo fresco, que não pode ser envelhecido

Queijos Suíços

452456 queijos e seus tipos 6 Queijos e os seus diferentes tipos

Para quem gosta de queijo suíço, os mais encontrados são o Emmental, um queijo de aparência amarela, duro e com grandes buracos característicos. Seu sabor é picante, mas não é um queijo forte, este é o famoso queijo conhecido simplesmente como “Suíço”.

Outro queijo suíço encontrado no Brasil é o Gruyère. Amarelo, é feito de leite de vaca, seu nome vem da cidade de Gruyères, na Suíça. É um queijo duro, levemente salgado e picante. Seu tempo de maduração completa é de 13 meses e quando atinge essa idade tende a ter pequenos buracos em seu interior.


Queijos Italianos

452456 queijos e seus tipos 1 Queijos e os seus diferentes tipos

Os campeões de consumo no Brasil são eles e é possível encontrar os queijos italianos em qualquer mercado. São eles o queijo mussarela, um queijo fresco e macio, feito de leite de búfala ou de vaca. O queijo parmesão que é feito do leite de vaca, coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela força da gravidade.
O provolone é um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia, já a ricota é um queijo feito do soro resultante da fabricação dos queijos mussarela e provolone. A ricota tem uma textura parecida com a do queijo cottage, mas é consideravelmente mais leve. O queijo gorgonzola, por sua vez, é um dos queijos italianos com sabor mais forte; feito de leite de vaca, possui riscos azuis e pode ser encontrado em três aspectos, como um queijo duro, amanteigado ou esfarelento. Seu sabor característico é bem salgado.

Queijos Brasileiros

452456 queijos e seus tipos 5 Queijos e os seus diferentes tipos

Além dos queijos internacionais que são comuns no Brasil, também temos nossos queijos típicos que são os famosos queijo minas, um tipo de queijo redondo, geralmente firme e salgado que é característico de Minas Gerais, de onde vem seu nome.
Temos também o queijo prato, que é um tipo amarelo, fresco e macio, além do Catupiri, um queijo cremoso de sabor suave e o requeijão, que geralmente é cremoso, podendo ser tanto branco quanto amarelado, principalmente quando vindo de estados como a Bahia, onde o requeijão possui um gosto mais forte, salgado e uma textura mais firme.
Além desses, muitos outros queijos podem ser encontrados ao redor do Brasil e do mundo. Um dos queijos que tem se propagado, principalmente em estados do sul e sudeste é o queijo de soja japonês, o tofu.
http://www.mundodastribos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário