22/04/2013

COSTELINHA DE PORCO ASSADA



Acho uma das carnes mais fáceis de se preparar no forno, porque é muito difícil ficar ruim!  O segredo para não ressecar  é comprar uma peça com uma camadinha de gordura que vai derreter quando assada, mantendo assim a carne úmida. Essa peça tinha cerca de 800g e eu cortei ao meio para caber na assadeira. Como a costelinha tem bastante osso, acho que a quantiade ideal é em torno de 350g por pessoa. O tempero da carne é muito importante. 


Forrei uma assadeira com alumínio e papel manteiga só para não fazer meleca, mas não é necessário, se quiser pode usar uma assadeira ou refratário só untado com um pouco de óleo. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 40 minutos, ou até ficar com essa aparência:
Retire o papel alumínio, adicione batatas cozidas (não muito moles, para não desmanchar) e volte para o forno para dourar por uns 30 minutos. Fique de olho, pois cada forno é de um jeito. Ao final, ela deve ficar com esta aparência:
Você pode servir assim em pedaços grandes ou cortar entre um ossinho e outro. 
Eu temperei no dia anterior com duas medidas desse tempero: 


Esse tempero é uma delícia! Você pode usar para qualquer corte de porco (no caso usei o filé) e para qualquer forma de preparo (churrasco, forno, panela, etc). Ele deixa a carne com uma cor incrível!
Para cada 500g de carne, você vai fazer a seguinte misturinha:
- 1 colher (sopa) de mostarda (usei a versão com ervas finas, mas pode ser a comum)
- 2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
- 2 colheres (sopa) de água
- 1 colher (sopa) de vinagre (qualquer um) ou suco de limão.
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de óleo ou azeite
- 1 colher (café) de tempero completo industrializado ou caseiro (alho, sal, pimenta)

Misture tudo e envolva a carne, deixe marinar por pelo menos 2 horas antes de preparar a carne. Ela fica saborosíssima! O mel dá uma caramelizada, mas não se preocupem que não fica adocicada.
http://www.panelaterapia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário