15/11/2012

FETTUCCINE À ALFREDO


Ingredientes

2 ½ litro(s) de água
1 ½ colher(es) de chá de sal
2 colher(es) de sopa de óleo
1 pacote(s) de macarrão fettuccine
1 ½ colher(es) de sopa de manteiga
1 ½ cebola(s) média(s)
3 colher(es) de sopa de manteiga
1 pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça
3 xícara(s) de chá de leite
3 colher(es) de sopa de maisena
450 grama(s) de presunto em pedaço
450 grama(s) de muçarela em pedaço
1 noz-moscada em grão
1 ½ xícara(s) de chá de creme de leite fresco
5 colher(es) de sopa de queijo parmesão ralado
1 ½ colher(es) de chá de sal     

Modo de Fazer
Cozinhar o Macarrão
- Colocar 2 1/2 litro de água em uma panela, 1 1/2 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de óleo e deixar levantar fervura.
- Quando a água estiver fervente, adicionar 1 pacote de macarrão fettuccine, mexer com um garfo grande para não grudar, cozinhe atéficar al dente.
- Escorrer, voltar o macarrão para a panela, acrescentar 11/2 colher de sopa de manteiga, mexer bem com 2 garfos para ficar solto.

Preparar o Molho
- Em uma panela refogar 1 1/2 cebola média ralada com 3 colheres de sopa de manteiga, adicionar 1 pimenta vermelha dedo de moça e dourar um pouco.
- Ferver 3 xícaras de chá de leite, fora do fogo misturar 3 colheres de sopa de maisena dissolvida em um pouco de leite frio, juntar ao refogado e ir mexendo vigorosamente para não empelotar.
- Acrescente a esse creme 450 gramas de presunto em pedaço cortado em cubinhos, 450 gramas de mussarela em pedaço ralada, 1 1/2 colher de chá de sal e apenas duas raladinhas de 1 noz-moscada em grão, mexer sempre, até ficar cremoso.
- Colocar esta panela em banho maria, juntar 1 1/2 xícara de chá de  creme de leite fresco, deixar incorporar bem, e reservar em banho-maria.
- Despejar o molho de presunto no macarrão passado na manteiga, mexer com 2 garfos para o molho envolver todo o macarrão.
- Colocar em uma travessa pré-aquecida no bafo de uma panela.
- Salpicar 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e servir em seguida.

Dicas
Macarrão: a quantidade sugerida na receita deve ser adaptada ao apetite de sua família. Um prato de macarrão fica mais saboroso com bastante molho.
Pimenta: se quiser um prato mais apimentado, é só amassar a pimenta usada no tempero, se quiser só um sabor de pimenta, deixe-a inteira. Quanto mais amassar, mais apimentado fica.
Colher de sopa: usar a colher de sopa na medida certa, encher a colher com o ingrediente, passar uma faca em cima para tirar o excesso do ingrediente, a medida ficará justa.
Al dente: não ficar nem mole e nem duro, na hora de morder oferecer certa resistência.
Banho-maria: colocar água em uma panela rasa com uma rodela de limão, e dentro, a panela com os ingredientes prontos.
Esquentar travessas no bafo: qualquer panela que esteja no fogo, quando destampada, solta um bafo quente. Coloque as travessas nas quais servirá a comida pronta em cima destas panelas, para esquentá-las.
Rendimento: 06 porções.
http://www.bbel.com.br/culinaria/receita/

Nenhum comentário:

Postar um comentário