24/10/2012

FOLHEADO DE BACALHAU



Ingredientes
1 kg de bacalhau filezinhos sem espinho e pele seco, demolhado por 1 noite
azeite
1 dente de alho
1 cebola picadinha
1/2 alho poro picadinho
2 tomates picadinhos com tudo
1/2 xícara de azeitonas verdes em rodelinhas
sal - usei farinha de bacalhau (agrega um sabor maravilhoso)
orégano
pimenta-do-reino preta moida na hora


Outros Ingredientes:

1 rolo (1 kg ) de massa folheada - não se engane com o tamanho do rolo de massa folheada, não rende nada... deu na conta 12 unidades.
2 gemas
1 bisnaga de catupiry - requeijão para pizza comprado de 400 g

Modo de fazer
1 - Coloque os filezinhos de molho na véspera e troque de água por 3 vezes. 
2  - A refoga é básica, alho no azeite primeiro, cebola com alho poro, muchou, coloque os filezinhos demolhados diretos, escorridos. O próprio mexer do refogado desmancha o bacalhau  inteiro rapidamente. Acrescente tudo: sal ou farinha de bacalhau, azeitona, tomates , orégano e pimenta-do reino.




 Os tomates e o próprio filezinnho soltara água, não é para engrossar com nada, trata-se recheio nobre, apenas deixe evaporar até você conseguir ver o fundo da refoga. Desligue, este é o ponto, nem úmido, nem seco demais.



Corte retângulos com a massa folheada aberta, que tem uma largura própria  Aplique 2 tiras de bisnaga de catupiri,  1 boa colher de sopa cheia de recheio de bacalhau. Molhe a beirada com água igual pastel e prende bem.


Segredo 1 - Agora com o tabuleiro já recheado e fechado, você precisará gelar de novo pra valer, na geladeira ou no freezer.



Segredo 2 - Para o Folheado crescer bonitão no forno, ele precisa gelar bem antes, 1 hora na geladeira ou 30 minutos no freezer. Tirou da geladeira pincele com gema...

Segredo 3 - Se você pincelar com gema antes, e sua geladeira estiver na temperatura máxima de frio ou vindo do freezer, a casquinha de gema solta + fácil depois de assada, vira uma película. Isso já aconteceu comigo. Por isso eu pincelo  só depois que tiro da geladeira.

Segredo 4 - Forno quentissimo pre-aquecido. Folheadas precisam tomar um choque termico quando são assados. Asse por 25 minutos, a baixe a temperatura para 180.oC. Crescem pra caramba. Deixe a luz acessa, cheirou, ja olhe, que o bumbum dele queima rapido.  Assim perfeito, é olho mesmo na fornada.





Farinha de Pele de Bacalhau - Segredo 1
sal desta receita:
pele do bacalhau demolhado - já dá para tirar com facilidade na faca no 3.o molho a frio. Assar em temperatura mínima no forno por 2 horas e 30 minutos. Nasce 1 torresmo de pele de bacalhau. Processar ou liquidificar até virar Farinha de Pele de Bacalhau

(http://deliciasbypriscila.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário