21/07/2012

USE ESPECIARIAS PARA DAR COR E SABOR AOS PRATOS




Reprodução

As especiarias são usadas na culinária desde a Antiguidade, exploradas como ingredientes excelentes para destacar o sabor e o perfume dos pratos. E, como acrescentam um toque especial às receitas, com elas você pode reduzir a quantidade de sal adicionado como tempero, deixando-as ainda mais saudáveis. Confira as dicas para incrementar ainda mais as suas preparações e inspirar a sua criatividade na cozinha!   Não exagere na quantidade, pois algumas especiarias têm sabor picante. Por isso, acrescente apenas uma pitadinha, e experimente. Se achar necessário, acrescente um pouco mais!  Dificilmente você usará grandes quantidades de uma mesma especiaria num curto espaço de tempo. O ideal, portanto, é comprá-las a granel, em feiras ou mercados, para que não fiquem velhas, correndo o risco de perder o sabor e o aroma.   Sempre que possível, moa ou rale a especiaria na hora de usar, para que libere o perfume e o sabor somente quando for acrescentada à receita. Se você prefere usar os temperos inteiros, como grãos ou canela em pau, coloque-os em uma trouxinha de gaze e junte-a à preparação, retirando-a ao final. Guarde as especiarias em embalagens tampadas, longe do calor e da umidade. Prefira os vidros, que são mais higiênicos e preservam todo o aroma destes temperos.

Conheça as principais especiarias
Açafrão-da-terra (cúrcuma) - De sabor ligeiramente picante e fragrância suave, é encontrado nas versões em pó e raiz fresca. Pode ser usado no preparo de arroz e risoto, peixadas e pirão.

Anis-estrelado - De sabor marcante e aroma doce, deve ser usado com cuidado. Encontrado inteiro ou em pó, vai bem em receitas que levam peixes, frutos do mar, frango, pães, biscoitos e doces, principalmente compotas.

Canela - Perfumada e saborosa, é empregada na culinária mundial em receitas doces – como arroz-doce, frutas assadas, bolos, compotas, bebidas e chocolate – ou salgadas – principalmente em carnes e frangos ensopados. É encontrada tanto em pau (quanto mais fina for a casca, melhor é o sabor) como em pó.

Cominho - De aroma e sabor acentuados, as sementes desta especiaria podem ser usadas inteiras ou moídas, para condimentar pães, molhos e cozidos.

Cravo-da-índia - De perfume intenso e sabor marcante, ligeiramente picante, o cravo pode incrementar o sabor de doces – principalmente compotas –, além de carnes e frangos assados e bebidas em geral.

Mostarda - Em grãos, tem sabor marcante e pode ser usada para realçar o gosto de conservas e principalmente nas receitas que levam carne de porco. Já a mostarda em pó é excelente opção para a preparação de caldos, sopas e molhos.

Noz-moscada - Encontrada inteira ou moída, tem perfume agradável e sabor suave, mas muito especial. Use-a para preparar molho branco, gratinados, suflês, chocolate quente e bolos.

Páprica - Pode ter sabor picante ou ligeiramente adocicado, e, como é vermelha, confere ao prato, além de sabor, uma cor muito especial. Utilize-a no preparo de carnes, frangos, batatas, arroz e massas.

Pimenta-do-reino - É uma das mais antigas especiarias conhecidas. Os seus grãos, secos e moídos, são muito usados na culinária de diversos países. Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. Por essa razão foi utilizada desde a Idade Média para disfarçar o sabor dos alimentos em via de decomposição.

Coentro - As sementes de coentro têm sabor suave, por isso podem ser usadas em maior quantidade que outras especiarias. São muito usadas em misturas de temperos como uma base ajudando a balancear o sabor de misturas como curries e temperos do norte da África e Oriente Médio. São muito usadas em picles, conservas e marinadas. Combinam com carne, frango, porco e peixes. Moído e tostado fica delicioso em um purê de batatas e dão um toque especial a pratos com cogumelos, além de combinarem com qualquer vegetal. No México e no Egito fazem dupla com o cominho. Também são usadas em massas de bolos, biscoitos e tortas. Combinam muito com frutas como maçãs, peras, laranjas e ameixas e em compotas..

Cardamomo – Originária da Índia, esta especiaria lembra vagamente o eucalipto, mas é mais doce e mais rica. Tem um sabor cítrico que combina bem com canela, baunilha, açafrão, gengibre e cravo. Pode ser usado inteiro ou moído (com casca ou sem casca) e também tostado a seco ou em óleo antes de ser adicionado à preparação. Apesar de ser uma das especiarias mais caras do mundo – só fica atrás do açafrão - é usada há séculos para fins medicinais, espirituais e culinários. Na Índia é mastigado após as refeições e é usado para branquear os dentes e refrescar o hálito. O cardamomo aromatiza pratos salgados, doces e bebidas como café e chá. Fica delicioso no chocolate quente. Também se harmoniza com frutas cítricas, maçãs, pêras, mangas e com salada de frutas ou frutas cozidas. Fica maravilhoso em preparações com leite, creme ou iogurte, como sorvetes, pudins e arroz doce. (Fontes: Sadia / Sabores e Aromas)
http://www.bonde.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário