19/06/2012

MARINADA E VINHA-D'ALHOS





De origem portuguesa, ambas tem a mesma função: temperar e amaciar carnes. O que as costumava distinguir, segundo o Pequeno Dicionário de Gastronomia, de Maria Lucia Gomensoro, era o fato de que a marinada sempre levava vinho e a vinha-d'alhos não necessariamente, podendo ser feita só com vinagre (eu tenho medo de combinar vinagre com carne vermelha pois minha mãe diz que endurece e eu sempre acreditei nisso) . Hoje em dia as palavras se fundem e confundem, e as receitas podem ser simples (como a marinada do Ceviche que é feita apenas com limão e sal) ou mais ricas, variando a depender da carne a ser temperada. O tempo marinando também varia de horas a dias, proporcionalmente ao tamanho das peças.

Eu normalmente uso alho picado, cebola ralada, folhas de louro rasgadas, pimenta seca, tomilho, sal, limão e vinho nas minhas marinadas, sendo tinto para carnes vermelhas e branco para carnes brancas, embora o contrário seja possível, permitido e gostoso também. Nas marinadas para carnes vermelhas prefiro pimenta do reino moida na hora e para as carnes brancas, a pimenta branca. Acho que a noz-moscada na marinada vermelha fica interessante, e quando tenho alho-poró ou salsão também ponho. Há quem use cenoura, mas eu nunca achei que fosse o caso de colocar nas minhas. Há também quem use molho inglês... Sumos de frutas também são bacanas, como a marinada clássica para carne suína que leva suco de abacaxi e especiarias, enfim... esta é mais uma oportunidade de experimentar e encontrar a sua própria marinada.


Três dicas importantes:
1- Cobrir a carne com a mistura;
2- Manter na geladeira bem tampadinho até a hora de preparar;
3- Você não precisa usar um vinho de 40 pilas, mas também não pode ser vinho barato porque esse sabor aí vai sobressair e comprometer o seu prato. Opções como Santa Helena, Santa Carolina e Concha Y Toro Reserva são legais e vão render muitas marinadas. E por mais óbvio que pareça às cozinheiras mais experientes, não custa avisar aos iniciantes que é pecado dispensar esse molho, que deve ser usado no processo de cocção do prato.

http://www.rainhasdolar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário