10/05/2012

TORTILLA





Ingredientes
3 xícaras farinha de trigo
 2 Colheres (Sopa) de fermento em pó
1 Colher (Sopa) de sal
5 Colheres (Sopa) de gordura vegetal ou banha
1 ¼ Xícara de água morna

Modo de fazer

Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Adicione a gordura vegetal ou banha. Pode-se usar uma combinação de banha e gordura vegetal. Use um garfo ou um cortador de pastelaria para cortar em pequenos pedaços ou faça à moda antiga: use suas mãos para misturar com os ingredientes secos na tigela. Em seguida, adicione a água morna, misturando pouco a pouco, até que a massa fique suave e não pegajosa. Amasse a massa por alguns minutos e depois forme cerca de 12 pequenas bolas. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos, mas eu recomendo algo em torno de 30 minutos. Polvilhe um pouco de farinha de trigo em cada uma das pequenas bolas um pouco antes de abrir. Posicione o rolo no centro da massa e role para cima. Posicione novamente no centro e role para baixo. Gire 90º a massa e vire o lado em contato com a mesa para cima, repetindo o processo com o rolo. Abra bem e uniformemente a massa. Aqueça levemente uma chapa, panela de ferro ou frigideira. Se estiver muito quente a tortilla passará do ponto e não ficará maleável. O cozimento leva apenas alguns segundos de cada lado. Pequenas manchas marrons aparecem assim que está pronto. Embale-as em uma toalha ou pano para que não percam a umidade e a textura adequada, nem grudem umas nas outras.
http://www.agitobrasil.com.br/

TORTILLA INTEGRAL CASEIRA
(Adaptado do blog da Amber, Sprinkled with Flour)
Ingredientes
1 xíc. de farinha de trigo branca
1 xíc. de farinha de trigo integral
1 colh. de chá de sal
1 colh. de chá de fermento em pó
1 colh. de sopa de manteiga amolecida
1/2 xíc. de água (e mais alguma colheradas se necessário)

Modo de fazer
Em uma tigela grande, misture as farinhas, o sal e o fermento. 
Junte a manteiga e esfregue na farinha com as pontas dos dedos até ficar como uma farofa. 
Junte a água e misture até formar uma bola. Eu precisei de mais 3 colheres de sopa de água. A massa deve ficar macia porém não grudenta. Divida a massa em 12 porções iguais e deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa bem fininha em uma superfície enfarinhada, formando um círculo, até quase ficar transparente. 
Aqueça uma frigideira em fogo médio e coloque a tortilla (sem nenhuma gordura). Deixe cozinhar por 40 a 60 segundos de cada lado, somente até começar a corar. Retire da frigideira e coloque dentro de um recipiente forrado com um pano de prato limpo. Dobre o pano por cima da tortilla e tampe o recipiente. Isto ajudará a manter a umidade e maciez.
 Se sua frigideira começar a esquentar demais e corar as tortillas, diminua o fogo. 
Depois de frias, embale em saco plastico ou embalagem hermética e guarde na geladeira.

http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário