28/02/2012

CLÁSSICO ITALIANO: PESTO



Provavelmente você já experimentou um macarrão qualquer ao pesto, mas talvez nunca tenha preparado esse molho clássico da culinária italiana. Feito à base de mangericão, alho, pinólis, parmesão ou pecorino e azeite de oliva, não passa por nenhum processo de cozimento. Por isso, dá uma grande variedade de pratos e um delicioso frescor. Como todo clássico, você pode encontrar uma infinidade de variações. Alguns dizem que o pesto original é feito somente com queijo pecorino. Outros garantem que parmesão sempre foi o queijo utilizado. Há receitas que levam algumas gotas de limão e, nos Estados Unidos, já foram inventadas versões com menta ou coentro. Mas a grande vantagem do pesto é que, além de ser muito fácil de fazer (basta colocar todos os ingredientes no processador), chega a durar meses.

Ingredientes

60g de mangericão
3 dentes de alho
45g de pinólis
40g de queijo parmesão
20g de queijo pecorino
60ml de azeite de oliva


Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes, salvo o azeite, num processador de alimentos e bata. Sem parar o processador, vá acrescentando o azeite em fio até atingir a consistência de uma pasta bem homogênea. Sirva imediatamente ou refrigere.


Dicas quentes
Não tão comum quanto o macarrão, camarão ao pesto é delicioso. Depois de saltear o camarão em um pouco de óleo, coloque uma ou duas colheres de leite na frigideira e, em seguida, acrescente o pesto. Sirva como entrada sobre uma fatia de pão italiano torrado e decore com folhas de manjericão.

 http://receitas.folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário