08/12/2011

TEMPERO CASEIRO

Uma das maneiras de economizar um tempinho na cozinha é fazer uma quantidade grande e armazenar no freezer para ir usando conforme a necessidade. O tempero é uma dessas coisas que você pode adiantar.Eu faço assim (não tem muita medida, faça de acordo com a sua necessidade e o seu gosto também)


Ingredientes
Um monte de cebolas
Alho picado (comprado pronto, claro)
Óleo de girassol ou de milho
Salsa fresca
Cebolinha fresca
Orégano

A primeira coisa é lavar bem as cebolinhas e deixar escorrendo. Lave também a salsa, retirando o talo mais duro. Para secar um pouco, uma dica é usar uma centrífuga de salada ou se você não tiver, faça como eu, enrole num pano de prato e torça. Depois, descasque as cebolas e corte em pedaços. Isso tudo vai para o liquidificador. Assim:


Acrescente um tanto de óleo e comece a bater, sempre acrescentando mais óleo conforme o necessário. Depois de um tempo batendo, o resultado deve ficar parecido com isto:


A seguir coloque em potes com tampa. Eu costumo guardar os de maionese, pois são de plástico, assim não corro o risco de quebrar ao pegar com a mão oleosa.


Fui enchendo os potes e quando a salsa e a cebolinha acabaram, mas ainda havia cebola e alho, aproveitei a mão na massa. Você pode bater somente alho e cebola, eu aqui coloquei também umas azeitonas que estavam morgando na geladeira. Acrescente outras ervas que gostar, e até o molho pesto para macarrão pode ser deixado pronto da mesma maneira, acrescentando manjerição e nozes.


Olha só o tantão que deu, vou ter tempero pronto para muito tempo:

Para saber qual tinha azeitona, eu escrevi no pote mesmo "Az" com um marcador permanente. Não coloco sal por que o sal fica mais concentrado com o congelamento, e na hora de cozinhar a gente pode acabar colocando de novo e salgar demais. Use este tempero para tudo: para marinar carne, frango e peixe (eu só acrescento suco de limão), para fazer arroz, feijão e refogados. Se você faz salgadinhos, tipo coxinha e empadinha, também pode usar, além de ficar muito saboroso não fica pedaço que possa romper a massa do salgado.Não encha demais para não vazar, senão sua geladeira vai ficar cheirando a cebola por décadas! Para lavar o liquidificador, um copão de água morna, um pouco de detergente e um limão cortado, bata por alguns segundos e depois lave normalmente.
(http://cozinhadoquintal.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário