04/08/2011

LOMBO TRANÇADO

RECEITA 1
Lombo trançado com molho de framboesas e acompanhado de batatas com alecrim e legumes na manteiga.

Modo de preparo:
No dia anterior, à noite, fiz alguns furos no lombo, em todos os lados, e coloquei pedaços de alho dentro dele, deixei-o numa marinada de:
1 copo de vinho branco seco, alecrim, grãos de pimenta verde e rosa, sal a gosto.
Cortei-o em três partes (não totalmente) no sentido vertical, trancei-o, intercalando neste trançado, fatias de bacon (usei ao todo, 6 fatias finas).
Depois de totalmente trançado, fixei-o com dois palitos de dente no final, para que não soltasse na hora de assar. Deixei-o tampado na geladeira durante a noite toda. No dia seguinte, arrumei-o num refratário e joguei um pouco da marinada, cobri com papel alumínio e levei ao forno, já pré-aquecido a 180ºC. De tempos em tempos, eu ía regando-o com a própria marinada, após 40 minutos tirei o papel alumínio para que o lombo dourasse. Tempo total de cozimento do lombo: 1 hora Após 40 minutos de cozimento do lombo, coloquei as batatas também no forno.
 
Para fazer a batata:
- Batatas limpas, lavadas e cortadas com a casca (sentido do comprimento), primeiro ao meio e depois mais duas vezes. Numa vasilha temperá-las com : sal grosso, alecrim e alho espremido. O quanto goste. Coloquei na própria fôrma do forno (aquela preta), sobre a fôrma coloquei uma folha de papel manteiga e joguei as batatas já temperadas em cima. As batatas assaram em 20 minutos.

Para o molho de framboesas:
Nesta hora, peguei uma caixinha de framboesas congeladas , coloquei no copo do mixer e acrescentei 1 colher (sopa) bem cheia de mel e 1/2 copo de vinho tinto. Bati e levei um pouco ao fogo para esquentar.

Servi tudo isto com legumes cozidos e passados no sal e manteiga e cheiro-verde. Quero dizer, que parece que foi trabalhoso, mas, na verdade, foi tudo muito rápido e fácil de fazer e controlar. A única espera é a de 1 hora do fechamento total do prato.
É realmente muito fácil e o lombo fica suculento e muito macio e o molho de framboesa deu um toque todo especial.
- A carne pronta para ir ao forno, falta cobrir com o papel alumínio:


- De tempos em tempos, eu ia regando-o com a própria marinada.


- Após 40 minutos, tirei o papel alumínio para que o lombo dourasse.
.

- Pronto para ser saboreado: com o molho de framboesas, batatas assadas, legumes cozidos e passados no sal, manteiga e cheiro-verde.

RECEITA 2  
Lombo trançado com ameixa e molho de mostarda
Ingredientes
1 lombo de porco magro, fino e comprido
1 colher café de sal
2 colheres sopa de molho de soja light (shoyu)
1 colher sopa de mostarda
1 xícara chá de vinho branco
1 pitada de canela em pó
100g de ameixas secas sem caroço
1 colher sopa de farinha de trigo
1/2 xícara chá de água

Modo de fazer
Corte o lombo em 3 tiras no sentido do comprimento, sem separar as partes. Em um recipiente, misture o sal, o molho de soja, a mostarda, o vinho, a canela e deixe o lombo neste tempero por cerca de 2 horas. Passado o tempo, retire a carne e comece a trançar, colocando as ameixas entre as tranças. Coloque em uma assadeira retangular média, regue com metade da calda e vede bem com papel alumínio. Leve ao forno médio (180'C) por cerca de 1 hora. Retire o papel e deixe corar, regando com o caldo da assadeira. Se necessário, adicione um pouco de água. Retire o lombo da assadeira e coloque-o em uma travessa. Adicione o restante do tempero à assadeira. Dissolva a farinha na água e leve também para a assadeira. Deixe o molho engrossar e sirva com o lombo fatiado.
Rendimento: 10 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário