03/08/2011

LAGARTO AO VINAGRETE

Várias denominações para uma carne imersa em vinagre, azeite, ervas, tomate, cebola.Servida com pão sírio, torradas, sanduíches, mesas de frios e tantas outras opções.


Quando o lagarto é grande e mais largo, pode ser partido ao meio no sentido do comprimento , depois ao meio, como fiz aqui. O ideal é não ter muita gordura, atrapalha o corte quando pronto, e deixa ranço no caldo que fica mergulhado.


Ingredientes
1 KG DE LAGARTO
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de tempero pronto ou o seu (de preferência tempero para carnes)
1 pitada de orégano
3 colheres (sopa) de molho inglês
Deixe nesta marinada de véspera ou por 3 horas.

Levar uma panela de pressão ao fogo com 2 colheres (sopa) de azeite Fritar de todos os lados. Puxe a carne para o lado e frite 4 dentes de alho socados. Depois 1 cebola grande picada. Cubra com água, tampe na pressão, cozinhar por 30 a 40 minutos até ficar macio. Cuidado para não deixar cozinhar muito, pois a carne esfarela e quebra ao cortar.

Quando terminar de cozinhar, deixe esfriar, leve à geladeira ou freezer para ficar firme. Se quiser deixar de véspera em geladeira fica dá um corte melhor. Fatiar bem fina a carne com uma faca amolada, ou faca elétrica. E ainda temos a opção de semi congelar o lagarto e fatiar em máquina de frios. Faça o molho que vai ficar imerso as fatias finas do lagarto. 


Ingredientes para o molho
2 tomates sem sementes picados em cubos pequenos
1 cebola grande picada em cubos pequenos
1 pimentão verde picado em cubos pequenos
1 pedaço de pimentão vermelho e amarelo picado em cubos pequenos
cheiro verde picado a gosto
1 pitada de pimenta calabresa
1 xícara (chá) de vinagre branco
3 colheres (sopa ) de aceto balsâmico
2 colheres (sopa) de açucar
1 pitada de orégano
1 pitada de alecrim desidratado ou fresco
1/2 xícara (chá) de água filtrada ou mineral.

Misture todos os ingredientes. Coloque o sabor a seu gosto: tempere com mais vinagre, mais açucar, mais água. Se necessário sal. Cubra a vasilha, leve à geladeira para curtir por 24 horas antes de servir. Se manter fechado e ter cuidado ao retirar com talheres limpos tem a duração de até 4 dias em geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário