Pra começar eu fiz um pesto de tomate seco com: tomate seco (dã), azeite, nozes, manjericão, parmesão ralado e um dente de alho. Tudo no processador até virar uma pastinha (foto1). Atenção - com esse pesto você também faz massas divinas! Depois temperei filés de frango com alho, sal, pimenta e molho inglês (foto 2). A dica aqui é comprar o peito de frango sem osso e abrir você mesmo os filés. Comprando os filés prontos, eles tendem a ser pequenos e aí fica impossível fazer o rolê. Compre o peito, parta em dois e de cada metade abra e faça um filé grande.
À parte fiz uma pasta de ricota amassada com azeite e noz moscada (pouca) (foto3). Caso você não queira fazer o pesto de tomate seco nesa receita, use apenas a ricota com a rúcula. Nesse caso, amasse a ricota com ervas frescas (manjericão, orégano, tomilho, salsinhaa, cebolinha), azeite e a noz moscada. Para enrolar...peito de frango, a pasta de ricota, o pesto de tomate seco e folhas de rúcula (foto 4). Aqui o importante é enrolar os filés e fechá-los com palito de dente, deixando-os firmes.
Levei ao fogo em panela anti-anderente já aquecida e dourei bem os rolês (foto 5). Quando estavam bem dourados joguei na panela um dente de alho picado, uma cebola cortada grosseiramente ou em pétalas e deixei fritar mais um pouco. Quando tudo estava moreninho, mandei uma quantidade razoável de vinho branco seco para a panela. Deixei evaporar o álcool, tampei a panela e deixei cozinhar até o frango ficar macio. Quando isso aconteceu, retirei os rolês (foto 6), juntei mais cebola e deixei esse molho reduzir até engrossar. Tirei os palitos de dente, joguei por cima o molho (muito bom) de cebola e vinho e fiz uma guarnição de batatas sautés com alecrim e pimenta calabresa.


As considerações sobre a minha invenção:
1) a rúcula quando cozida fica ...er... fica...cozida, ou seja, meio que desaparece mas ainda assim fica o gostinho - na boua, ela é bacana mas pode ser dispensável se você usar a ricota e o tomate seco;
2) os pedacinhos de nozes do pesto de tomate seco garantem uma crocância no recheio - nota 10!
3) a batata com alecrim fica fantástica;