25/08/2011

DICAS COMO PREPARAR O PEIXE

As diversas maneiras de preparar deliciosas receitas de peixes. 

O peixe é um alimento rico em proteínas, cálcio e outros nutrientes, sendo muito saudável, além de delicioso. As receitas de peixe são saborosas e simples, como o filé de peixe, que passado no amido de milho fica mais crocante e com menos óleo. O peixe assado, se colocado em cima de rodelas de cebola ou fatias de batata crua fica mais saboroso e não gruda na forma, o peixe grelhado que temperado com vinho branco ganha um sabor especial, o peixe frito que fica mais gostoso quando colocado um ramo de salsa no óleo, entre tantas outras receitas de peixe que dão água na boca.
Grandes chefes de cozinha ensinam algumas dicas que não encontramos nas receitas de peixe. A seguir, algumas delas:
  • Para se preparar um peixe de rio é importante temperá-lo com sal e limão, ou deixá-lo banhado no leite durante um dia para tirar o gosto de terra, a limpeza deve ser feita com cuidado para que não estourem as vísceras e impeçam de consumir o peixe.
  • O peixe de mar deve ser lavado em água corrente abundante e fria, e a última água deve ser salgada.
  • Peixe com muitas escamas deve ficar quinze minutos de molho para que as escamas sejam mais facilmente retiradas, deve-se cortar em filé, ou retirar a pele antes de servir caso deseje fazê-lo com as escamas.
  • Peixes com muito espinho deve ser frito sem que seja passado na farinha de trigo, para que os espinhos fiquem crocantes e comestíveis, ou serem preparados sem que se corte a espinha para que esta possa ser retirada na hora da refeição.
As receitas com peixes são consumidas em todo o mundo. A Paella, um prato requintado que reúne ingredientes como polvo, lula, mexilhão, camarão, frango e arroz, e é típico da Espanha. Seguem abaixo mais alguns pratos típicos e seus respectivos países:
  • O Peixe aos Frutos do Mar é também um prato muito saboroso, que utiliza filé minguado, mexilhões, champignon, vinho e camarões, e é típico da França.
  • O Bacalhau Guisado, típico de Portugal, é um prato que contém além do bacalhau, batata, cebola, tomate, pimentão, alho, azeitona e temperos como salsinha e sal, também requintado e delicioso.
  • Na Arábia, temos como prato típico o Quibe de Peixe na Bandeja, que se prepara com filé de pescada, limão, nozes, trigo, sal, cebola e pimentas.
  • No Japão temos o tradicional Sashimi, bastante conhecido no mundo todo, que utiliza atum, filé de linguado, lula, nabo, limão e outros temperos que dão um sabor especial ao prato.
  • O Salmão à Moda Alemã é um prato tradicional da Alemanha, feito com cebola, salmão, vinho, creme de leite azedo, batatas e nozes.
  • Nos Estados Unidos um saboroso prato é preparado com garoupa, tainha ou namorado, bolachas cream cracker, miolo de pão, leite, pimentão vermelho, tomilho, azeitonas e temperos como salsinha.
Os pratos feitos com peixe são bem-vindos em qualquer ocasião, pois vão de requintados a simples, e atendem a todos os gostos. Entre esses pratos, são muito comuns as receitas de filé de peixe, que geralmente fazem muito sucesso.
(http://www.diretoriodeartigos.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário