Mas vamos aos deliciosos camarões à doré com creme de espinafre, um dos casamentos mais perfeitos que há. Eu prefiro fazer o creme antes, pois os camarões devem ser servidos logo depois de fritos.

Creme de Espinafre


O creme de espinafre eu fiz assim: refoguei um pacote de espinafre picado em cebola e alho, na manteiga. Levei para o liquidificador, coloquei leite até cobrir, uma colher de sopa de amido de milho (pode ser farinha de trigo também), uma colher de requeijão cremoso, e um bom punhado de parmegiano ralado na hora. Bati tudo e depois devolvi à panela do refogamento e deixei encorpar. Corrija o sal, se for o caso, e está pronto o seu delicioso creme de espinafre. Olha só a cor disso! 

Camarões à Doré
Descasque e limpe os camarões; tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e gotas de limão. Deixe descansar por 30 minutos numa peneira para escorrer bem o líquido (isso é bom para empanados). Enquanto isso, prepare três recipentes, um com farinha de trigo, outro com ovo ligeiramente batido com um garfo, e outro com farinha de rosca. Os camarões serão empanados nesta sequência. Prepare uma panela funda com óleo e um prato com papel toalha ao seu lado. Enquanto aquece o óleo, tome os camarões um a um e passe-os primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca. Se o óleo estiver quente quanto deve, eles estarão fritos em menos de 1 minuto, considerando ainda que você vai virá-los um a um. Depois é escorrer e montar o prato. Com arroz branco ou a grega, você terá um prato balanceado, nutritivo, colorido e muito saboroso.

Dicas para um empanado perfeito:


1- Organização para não enlouquecer na hora que você tiver que tirar uma levada e colocar outra, sem deixar o óleo queimar! Prepare o ambiente antes de começar, dispondo as tigelinhas de farinha e ovo, na sequência do empanamento: tigela de camarões, farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Prepare também a panela de óleo e disponha ao seu lado um prato com bastante papel toalha. Tudo antes de começar.
2- Escorra ao máximo o camarão. Quanto menos líquido na hora de empanar, melhor. Assim você não enche a farinha de líquido, o que vai empelotar e você pode precisar parar tudo para trocar a farinha;
3- Procure não levar farinha de trigo para o ovo, tampouco deixar o camarão lá dentro (besunte de ovo sem largar o camarão), para que o que precisa ser fluido não fique grosso. As etapas são distintas. Da mesma forma, depois de passar o camarão da farinha de rosca, dê uma sacudida para não levar excesso de farinha para o óleo quente, pois ele vai escurecer e queimar antes da hora!
4- Só coloque os camarões quando o óleo passar no teste do palito de fósforos!
5- Não encha a panela de camarões, pois como eles fritam rápido, a comadre não vai dar conta;
6- Para facilitar, empane todos eles antes de fritar e já deixe todos dispostos numa bandeja, assim  não vai ter que fazer 3 coisas ao mesmo tempo: empanar, fritar e retirar, pois eles já estarão empanados;
7- Se depois que retirar uma levada de camarões, a próxima ainda não estiver pronta, retire a panela do fogo para não queimar o óleo!
8-A depender da quantidade de camarões, talvez seja o caso de trocar ou interromper o processo para lavar a panela, no caso do óleo já estar queimado (quem tem fritadeira nessas horas leva vantagem). Da mesma forma, troque o papel toalha e não acumule camarões fritos um sobre os outros pois a absorção do óleo não será satisfatória.