Ingredientes:

- 1 kg de bacalhau dessalgado
- 4 cebolas grandes
- 6 dentes de alho
- 3 pimentões (um vermelho, um amarelo e um verde)
- 600 ml de leite integral
- 500 gr de batata doce
- ½ maço de salsinha
- 200 gr de queijo parmesão
- 2 pedaços de canela em pau
- 4 folhas de louro
- Pimenta do reino preta em grãos a gosto
- Azeite de oliva extra-virgem a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do Reino moída na hora a gosto

Como fazer:
Comece cozendo as batatas doces com a casca, o que garante que elas não fiquem encharcadas de água e percam o seu sabor e cor naturais.


Quando estiverem macias, retire-as do fogo e com a ajuda de um pano seco e limpo, as descasque, amassando até obter um purê. Reserve


Em uma panela junte o bacalhau com a canela em pau, as folhas de louro e os grãos de pimenta do reino. Adicione o leite até que ele quase cubra o peixe e cozinhe em fogo baixo, até que o bacalhau fique macio.


Quando o leite esquentar, um perfume muito delicado que vai chamar a atenção da vizinhança vai tomar conta da sua cozinha. Toda essa mistura maravilhosa de cheiros vai estar presente no leite em sabor, então por favor, não de a mancada de mandar ele ralo abaixo. Retire o peixe do leite e reserve os dois.


Corte a cebola em fatias médias...


E o alho em pedaços médios. É importante que ele não fique muito pequeno, pois assim ele queima mais rápido e o risco da sua receita ficar com aquele gosto amargo horrível, é maior.


Aqueça uma panela com o azeite extra-virgem a gosto e frite as cebolas até que elas estejam cozidas e translúcidas. Some o alho e frite os dois até que fiquem dourados.


Enquanto a cebola e o alho fazem a sua mágica, retire as sementes e os filamentos brancos de dentro dos pimentões e corte-os em cubos pequenos. É importante que todos fiquem mais ou menos com o mesmo tamanho, o que garante que vão ficar cozidos ao mesmo tempo.


Junte os cubos coloridos à panela e frite até que estejam macios, mas ainda firmes. Lembra do bacalhau que ficou descansando depois de sair do leite? Junte ele na panela...


Seguido da salsinha, que deve ser desfolhada com cuidado, mas não picada.

 
Esquente o purê com uma parte daquele leite aromático que você guardou, até que fique cremoso e bem molinho. É importante respeitar essa regra, porque quanto mais cremoso for o purê, melhor ele vai envolver a massa de bacalhau e deixar o resultado final bem uniforme. Tempere a pimenta do reino moída na hora e o sal (cuidado que o bacalhau já é salgado!).


Com tudo pronto, vem a parte mais fácil. Unte um recipiente que possa ir ao forno com azeite extra virgem e arrume a massa nela, cobrindo com o queijo parmesão, que deve ser ralado fino.


Leve ao forno alto ( 200 à 250 graus) até que fique dourado e estalando de crocante...


E sirva, acompanhado de uma porção generosa de azeite.
(www.chefaporter.com.br)