21/08/2011

BOLINHOS DE BACALHAU





Ingredientes
1 kilo de bacalhau da Noruega
700 gramas de batata cozida e espremida como que para fazer puré
2 dentes de alho não muito grandes
1 ovo
Muita salsinha fresca a gosto
(sal se o peixe tiver sido muito dessalgado)
Azeite extra virgem


Modo de fazer
Deixar o bacalhau de molho por uns dois ou tres dias trocando a água o máximo que puder, ou quando lembrar. O bacalhau vai ficar molinho. Escorrer a água e desfiar o bacalhau com a mão bem fininho, o máximo que conseguir. Se tiver espinhas ( eu compro filé sem espinhas) retire todas as espinhas. Reserve. Esprema as batatas bem espremidas e jogue o bacalhau por cima delas ainda quente. Misture com uma colher até que você sinta que pode mexer com a mão sem se queimar. Misture a massa de batata e bacalhau com a mão até ficar meio incorporada, aí adicione o ovo, o alho espremido e a salsiha picada. Misture bem até incorporar tudo. Faça os bolinhos no formato que desejar e frite em azeite (pode misturar azeite com oleo de girassol 60/40) bem quente até dourar ods dois lados. Usar bastante azeite para o bolinho não agarrar. Estes bolinhos ficam super crocantes e não precisa de farinha alguma.


Bacalhau com Creme (Saltfish and cream) de NewFound Land, Canadá (Na época da receita ainda era uma colônia da Inglaterra).

Pegar um bom pedaço de bacalhau e deixar cozinhar na água fervendo. Depois de cozido desfiar o bacalhau em flocos bem pequenos. Levar o bacalhau desfiado ao fogo numa frigideira com creme de leite e tempere com pimenta do reino e uma mão cheia de salsinha picada e escaldada. Misture bem e deixe cozinhar até ficar macio. Então misture a massa com manteiga e duas ou tres gemas de ovo. Frite e sirva com fatias de limão.

Fonte: The Compleat Practical Cook, London, 1730.


Bolinhos de Bacalhau da Nova Inglaterra (Massachussets, EUA)
Chamados de Better Start on Saturdays (Melhor começo de Sábado)

Desfiar o peixe depois de cozido ainda morno, não deixar esfriar pois fica duro. Misturar as batatas cozidas com um pouco de manteiga ou gordura de porco até formar uma massa. Fazer bolinhas, mergulhar no ovo e fritar até ficar douradas.

Fonte: The American Frugal Housewife, Boston, 1829.


Morue en Croquettes
(Croquete de Bacalhau Francês)

Cozinhar o bacalhau em água fervendo e depois de escorrer a água tirar a pele, as espinhas e desfiar. Preparar um molho bechamel e misturar ao bacalhau preparado. Levar a massa a geladeira e deixar gelar o bastante para ser possível fazer o croquettes. A massa deve estar grossa. Depois de gelado, faça bolinhas de bacalhau e passe as na farinha de rosca, depois no ovo mexido e depois uma segunda vez na farinha. Frite em óleo quente.

Fonte: Tante marie: La Veritable Cuisine de Familie, Paris, 1925.


Baccalá Croquettes da Itália (croquetes de bacalhau)

650 gramas de bacalhau dessalgado
3 filés de anchova picados
1 colher de sopa de salsinha picada
1/2 colher de sopa de pimenta do reino
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
2 fatias de pão mergulhadas em água e espremidas
2 ovos batidos
1/2 xícara de farinha
1 ovo batido

Cozinhar o peixe em água por 30 minutos. Retirar a pele e as espinhas e picar bem picadinho. Adicionar anchovas, salsinha, pimenta, queijo, pãoe mistura de dois ovos. Misture tudo muito bem e forme croquettes. Mergulhe os croquettes em ovo e na farinha e frite-os em óleo quente por 4 minutos de cada lado ou até dourar.

Fonte: Ada, Boni: Talismano della Felicitá, 1950.


Sonhos de Bacalhau de Portugal (outro nome para os bolinhos de bacalhau).

1 xícara de bacalhau desfiado
1 xícara de farinha
1 xicara de água
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta do reino
3 ovos


Desfie o bacalhau depois de deixar o peixe de molho em 
água. Guarde a água. Cozinhe uma xícara do bacalhau em uma xícara da água do molho e ferva, adicione a manteiga, sal, pimenta e a farinha e misture bem para incorporar e formar uma massa que vai soltar do fundo da panela. Remova do fogo e deixe esfriar. Depois de fria adicione os ovos, um por um, e mexa bem. Frite os bolinhos em frigideira funda com bastante óleo, jogando os bolinhos no óleo em colheradas. Fritar até dourar. Rende 20-24 bolinhos.

Fonte: Deolinda Maria Avila, Food of the Azores, 1977.

Bacalaitos de Porto Rico ('Bacalhauzinhos')

500g de bacalhau dessalgado em água
Reservar a última água do bacalhau
2 xícaras de farinha de trigo
1-2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de alho picado
2 colheres cebola picado
2 colheres tomate picado
Oregano
Coentro
Óleo de milho para fritar

Cozinhe o bacalhau em água fervendo e depois de cozido desfie ou pique em pequenos pedaços. Reserve. Faça uma massa com a farinha, bicarbonato e água do bacalhau. Deve ficar uma massa grossa. Adicione o bacalhau e vá adicionando os demais ingredientes e mexendo. Frite em óleo de milho quente mergulhando os bolinhos com uma colher.

Fonte: Providencia Trabal, San Juan, Porto Rico, 1996.


Stomp and Go: Bolinhos de Bacalhau da Jamaica

Misturar 500g de farinha com água até que fique uma massa fina, adicionar 250 gramas de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado. Bater 2 ovos e adicionar a mistura. Adicionar um pouquinho de fermento em pó, cebolas refogadas, cebolinha picadas e tomilho. Misturar até ficar uma massa homogênea. Fritar em óleo quente formando os bolinhos com colheradas.

Fonte: Alphanso McLean, Terra Nova Hotel, Kingston
(http://saborsaudade.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário