03/07/2011

MASSA FOLHEADA 2




A lógica da massa folheada é muito simples. São duas massas (que eu chamo de massa de fora e massa de dentro), uma feita com mais farinha do que manteiga e outra com mais manteiga do que farinha. Depois de feitas, separadamente, coloca-se uma dentro da outra e com o rolo abre-se as duas massas simultaneamente, misturando as duas, até que elas formem uma massa única e homogênea. Para que as duas massas virem uma massa única, e folheada, é preciso que elas sejam abertas pelo menos cinco vezes com o rolo, a mão, e depois dobradas e levadas a geladeira. O único problema que eu vejo é o esforço braçal de abrir a massa gelada e dura. Vou acabar com bração e pançuda, claro, depois de comer tanta massa folheada.

Massa Folheada

Massa de fora
140ml de água
Uma pitada de sal
350g farinha de trigo
110g manteiga derretida, mas fria

Massa de dentro
375g manteiga
150g farinha de trigo

Comece fazendo a massa de fora....

Numa batedeira com gancho ou usando um garfo misture a manteiga derretida...

com a farinha de trigo...


até formar uma massa assim.

Vá adicionando a água fria com um pouco de sal e misturando até formar uma massa assim, macia e totalmente desgarrada das mãos.

Abra essa massa até formar um retangulo de aproximadamente 20cm X 15cm. O meu ficou com 18cm X 24cm. Enrole num filme plástico, leve para a geladeira e vá preparar a segunda massa.

Enquanto a massa de fora começa a gelar prepare a massa de dentro.

Usando o gancho da batedeira ou um garfo (eu, claro, uso garfo) misture a manteiga cortada em cubos até formar um creme de manteiga, sem derreter e sem esquentar

O creme é para amaciar a manteiga que deve manter-se fria....

Vá adicionando a farinha, aos poucos...

Até formar uma massa assim...

Espalhe a massa sobre um filme plástico para formar um retangulo que tenha o comprimento igual ao lado menor do retângulo maior.

Depois que o retângulo estiver formado enrole a massa

no filme plástico e

leve a geladeira junto com a outra massa.Duas horas e depois, retire as massas da geladeira e coloque-as sobre uma mesa ou bancada esfarinhada.

Abra a massa de fora até formar um retângulo de aproximadamente 40cm X 20cm.

Coloque a massa de dentro sobre a massa de fora , posicionando a massa de dentro na parte de baixo do retângulo da massa de fora, de acordo com a imagem. E dobre a parte de cima da massa de fora sobre a massa de dentro cobrindo-a totalmente.

Agora as fotos começam a faltar. Depois de cobrir, vire a massa para a esquerda e com o rolo comece a trabalhar a massa para incorporar as duas massas. Passe o rolo com força até que as massas se misturem e forme um grande retângulo.
Depois de abrir o retângulo com as duas massas, corte as bordas irregulares e dobre o retângulo em quatro. Da seguinte forma, dobre a metade de cima para baixo, até o meio. A metade de baixo dobre para cima até o meio e depois as duas parte ao meio novamente. O resultado final deverá ficar igual ao da foto. Leve para gelar por mais uma hora e role novamente a massa, dobrando mais uma vez em quatro e levando para gelar por mais uma hora (sem fotos)
Depois das duas aberturas de massa com dobras de quatro partes abra a massa mais uma vez.
Abra a massa com um rolo até formar um retângulo um pouco maior que um papel de carta.
Dobre o retângulo em três partes, como se fosse dobrar uma carta.
Sua massa folheada está pronta para ser usada.
Depois da quinta e última dobra, em três partes, corte a massa em duas ou três partes iguais. Congele as partes da massa ou use-as como preferir. Antes de usar abra a massa sobre superfície esfarinhada e enrole-a num papel manteiga e leve para gelar por mais uma hora antes de usar. Pode ficar um mês no freezer ou três dias na geladeira.
Rende 950 gramas de massa folheada.
(http://saborsaudade.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário