Flognarde de Banana
Ingredientes
10 bananas d'água maduras cortadas em rodelas diagonais ovais
4 ovos
Uma xícara de creme azedo (usei desnatado) ou de creme de leite fresco
1 xícara de leite (usei desnatado)
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado e mais para salpicar nas bananas
1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de amido de milho (maizena) peneirada
Raspas de meia baunilha ou inteira, depende do tamanho da fava
Modo de fazer
Untar o tabuleiro com bastante manteiga. Cortar as bananas e arrumar duas camadas delas no tabuleiro e salpicar açúcar sobre elas para não escurecer. Misturar os ovos com o açúcar e bater com o fouet até ficar meio aerado. Adicione as raspas da baunilha ao leite e misture até dissolver todas as sementes no leite. Misture o leite ao creme azedo e depois adicione a mistura do leite a mistura de ovos. Misture bem para incorporar. Penere açúcar, farinha e amido e vá adicionando a mistura e mexendo sempre até ficar uma massa fluída mas homogênea. Colocar a massa sobre as bananas e assar por 30 ou 40 minutos a 190C até que a clafoutis assente. O meio vai ficar um pouquinho molenga. Deixe esfriar e leve a geladeira. Sirva gelado, com custard (creme inglês) ou creme de baunilha
Creme de baunilha:
1 xícara creme de leite comum
1 xícara de leite de sua preferência
3 colheres de sopa de açúcar de baunilha (já pronto)
1 gema
Modo de fazer
Aqueça o creme de leite, o leite e o açúcar e deixe ferver. Tire do fogo e adicione a gema ao creme quente e mexa bastante até dissolver a gema e incorporar totalmente ao creme. Leve novamente ao fogo e aqueça um pouco mais sem deixar ferver. Cubra e deixe esfriar antes de levar a geladeira.
Mousse de chocolate
Ingredientes
12 ovos frescos de galinhas caipiras
12 colheres de sopa de açúcar
250 gramas de manteiga sem sal
300 gramas de chocolate com no mínimo 57% de cacau mas o ideal é 70% cacau
Pitada de sal
Modo de fazer
Picar o chocolate em pedaços pequenos e derreter chocolate em banho maria com a manteiga, mexendo sempre para incorporar e não deixar queima e reservar. Separar claras e gemas bem separadas, retirando a clara fina que fina ao redor das gemas. Deixar claras e gemas sem vestígios de clara fina ou daqueles fios brancos da clara. Bater as 12 claras em neve com a pitada de sal até ficarem bastante duras, formando picos duros e reservar. Bater as 12 gemas com as 12 colheres de sopa de açúcar até ficar um creme grosso e bastante esbranquiçado. As gemas, bem batidas, perdem totalmente o cheiro de ovo. Adicione o chocolate derretido com a manteiga as gemas e bata com até incorporar totalmente o chocolate, o que leva uns 3 minutos. Por fim adicione as claras em neve a mistura de chocolate mas mexa com as mãos, suavemente e sem bater, para incorporar as claras. Vai parecer difícil incorporar as claras e atingir um creme homogêneo pois leva tempo. De jeito nenhum use batedeira para misturar o creme de chocolate as claras pois vai perder toda a leveza da mousse. Depois de uns 5 a 7 minutos rodando e rodando a colher de pau a mousse deverá estar incorporada sem sinais brancos de claras. Divide o creme em tacinhas e leve a geladeira. Rendeu 18 taças grandes. Usei taças de vidro e cristal e todas diferentes uma da outra. Ficou lindo na mesa. Em 3 ou 4 horas vais estar durinha o suficinte para servir. Para ficar uma mousse mais amarga e mais dura adicione mais chocolate, umas 400 gramas. Servir gelado com o creme de baunilha.
(http://saborsaudade.blogspot.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário