19/06/2011

OS TIPOS DE FACA MAIS USADOS NA CULINÁRIA


Faca com perfurações e legumes picados

Todas as pessoas que têm o hábito de cozinhar sabem que as facas são itens indispensáveis no preparo dos alimentos. A variedade de modelos existentes, no entanto, pode causar dúvidas sobre como e quanto usar cada uma. Em seu livro "Facas de Cozinha - a arte do corte e do manejo de facas na culinária", a chef inglesa Mariana Lumb, se dedica a explicar as matérias-primas de fabricação, lâminas e anatomia das facas mais adequadas para cada tipo de alimento e corte.
Para você que não é um chef ou cozinheiro, mas adora se aventurar no preparo de refeições, elaboramos um pequeno guia sobre facas baseado nas informações que Mariana Lumb reúne em seu livro, publicado no Brasil pela editora Marco Zero.
 Faca com fio de lâmina serrilhado
Os fios de lâmina
Esta é a parte afiada da faca, pode ser flexível ou rígida, de acordo com a função. Pode ter o fio liso, permitindo cortes mais suaves, regulares e precisos. O fio serrilhado, como na imagem acima, é formado por uma série de dentículos ao longo da lâmina. Existe também o fio ondulado, cujas curvas permitem fatiar de forma delicada. E ainda o fio estriado ou com alvéolos, que possui depressões ou perfurações na lateral da lâmina, evitando que os alimentos fatiados fiquem grudados na faca. 

Faca do chef
Existem sete modelos de facas, selecionados pela chef Mariana Lumb, como os itens essenciais para ter na cozinha.
O primeiro deles é a Faca do Chef, ilustrada na imagem acima. Por ser multiuso, ela trabalha bem com quase todos os tipos de alimentos e de corte, como picar hortaliças, remover talos de folhas e nervos de carnes e fatiar bifes. Além de filetar, descamar peixes e cortar as postas de salmão quando você não tiver uma faca específica para estas funções em mãos. Pode ser encontrada em tamanhos pequenos, médios e grandes.
 Faca de Cozinha
A Faca de Cozinha, também conhecida como faca de trabalho ou faca para fazer estrias é o segundo modelo indispensável. É pequena, praticamente uma versão menor da faca do chef, com cerca de cinco centímetros de lâmina. Pelo tamanho permite maior controle e é adequada especialmente para descascar frutas e legumes à mão, moer e picar em cubos.
 Faca de tornear
A Faca de Tornear é o terceiro item da lista. Como o nome já diz, ela é ideal para tornear alimentos que tenham a superfície curva, principalmente frutas e legumes. Seu tamanho pequeno também a torna de fácil controle e útil para remover sementes com precisão.
 Faca de pão
A Faca de Pão é a mais popular da lista, é difícil encontrar uma cozinha que não tenha um exemplar dela. Apesar da maioria ter a lâmina serrilhada, também é possível encontrar modelos com fios ondulados, pois os dois formatos permitem cortar superfícies e crostas firmes sem danificar a parte interna macia. Facas desses modelos são as mais indicadas para cortar massas assadas, pães, bolos e fazer croutons. 

Faca para desossar

Este é um modelo similar ao usado pelos açougueiros. A Faca para Desossar possui um design diferente, pois é projetada para ser usada como uma adega. A lâmina, que é fina e rígida, vai alargando à medida que se aproxima do cabo. Ela é o utensílio certo para separar a carne dos ossos, aparar carne bovina e remover nervos, já que sua ponta fina penetra com facilidade pelos nervos e desliza pela extensão deles.
Esta faca também é indicada para trinchar e fazer cortes diferenciados em pernil e carne de cordeiro, aparar nervos e gorduras da carne suína.
 Faca Fléxivel ou Faca de filetar peixe
A foto acima mostra uma Faca Flexível , também conhecida como faca de filetar peixes. Sua principal característica, como o nome diz, é ter uma lâmina muito fina flexível, com cerca de 20 centímetros de comprimento, que a torna capaz de se adaptar aos trabalhos como retirar a membrana tanto de peixe quanto de carnes vermelhas, remover espinhas e cortar filés de peixes. Também pode ser usada para preparar lulas e abrir conchas.
 Faca para Trinchar ou faca de rosbife
Conhecida como faca de presunto ou de rosbife, a Faca para Trinchar na imagem acima tem o fio liso, mas também pode ser encontrada com fio serrilhado ou com alvéolos. Ela sempre deve ser longa, pois geralmente ao usá-la são feitos movimentos de serra, para frente e para trás. Sua principal função é descrita em seu nome, trinchar com precisão a carne já preparada. Os modelos com 25 a 30 centímetros de comprimento são os mais indicados, já que a extensão da faca permite fazer fatias mais homogêneas.
Não se esqueça de tomar alguns cuidados ao armazenar suas facas, pois as lâminas se danificam facilmente se guardadas soltas em uma gaveta. Um porta-facas tipo bloco é o ideal.
(http://bbel.uol.com.br/culinaria/post/os-tipos-de-faca-mais-usados-na-culinaria/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário