Utilização do cravo-da-índia na culinária
Os cravos são usados há muitos anos na culinária, imaginem que foram encontrados em escavações de uma cozinha Síria no ano de 1.700 antes de Cristo! Na época os cravos cresciam somente na Indonésia. Que viagem!
Ele tem sabor e aroma muito fortes por isso deve ser usados com parcimônia para não ocultar o sabor de outros temperos e ingredientes. Aqui no Brasil é mais associados aos doces: de banana, abóbora, canjica, etc e quase nunca com comida salgada. No mundo todo é adicionado a conservas e picles. Os franceses o espetam em uma cebola com uma folha de louro para dar sabor a caldos como na foto acima. É muito usado em presuntos e carne de porco - algumas marcas até exageram no seu uso! Fica ótimo espetado no tender do Natal. Combina com carne de caça como veado e javali. No oriente médio e na Índia aromatiza pratos com carne. Combina com legumes como a batata doce, beterraba, cenoura e abóbora e é usado também para temperar pratos com arroz. Na holanda aromatiza queijos. Faz parte de muitas misturas de temperos: curries, garam masala, cinco temperos chineses, has-el-hanout, etc. Entra na mistura senpre em menor quantidade que as outras especiarias.
É um dos principais ingredientes do molho inglês. Na confeitaria pode ser usado em pães, biscoitos e bolos.
Como comprar
Os cravos são normalmente vendidos inteiros, escolha aqueles com a bolinha da ponta e sem pedaços pequenos ou partidos. O pó é encontrado nos mercados, mas perde seu sabor mais rapidamente, por isso não compre em grandes quantidades.
Para moê-los em casa é necessário usar um moedor elétrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário