03/04/2011

VOL-AU-VENT DE PALMITO


Ingredientes
200 a 250 g de massa folhada congelada (1/2 pacote)
1 gema
2 colheres sopa de manteiga
1colher sopa de farinha de trigo
 1 1/2 xícara chá de leite
sal e pimenta do reino a gosto
1 vidro de palmito em conserva (300 g)
2 colheres sopa de queijo parmesão ralado
100 g de queijo gruyére cortado em pedacinhos

Modo de  fazer
Prepare os vol-au-vents : com uma faca grande e afiada, corte a quantidade de massa indicada e volte o restante ao freezer (os pacotes de massa folhada congelada geralmente pesam 400 g). Deixe a massa em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.Depois abra-a com um rolo numa superfície enfarinhada até obter um retangulo. Com uma carretilha, corte a massa em oito quadrados iguais de 10 cm. Com uma xícara de café ou um copo pequeno, retire um círculo da parte central de metade dos quadrados. 
Montagem: pincele com a gema as laterais de um quadrado de massa. Por cima dele, coloque um quadrado com o círculo vazado, pressionando as laterias para aderir bem. Pincele a superfície do vol-au-vent com o restante da gema e leve ao forno preaquecido até que a massa cresça e fique dourada. Mantenha no forno desligado até o momento de rechear.
Para o Recheio: aqueça a manteiga e doure nela a farinha de trigo. Adicione o leite aos poucos, mexendo rapidamente para não empelotar. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Corte os palmitos em rodelas e junto ao molho branco. Acrescente os dois tipos de queijo, misture bem e apague o fogo.
Retire os vol-au-vent do forno e preenche fartamente a cavidade formada com o creme de palmito. Volte ao forno quente por mais 5 minutos, apenas para gratinar. Sirva em seguida, como entraentrada.
Asse os vol-au-vents e os círculos reservados. Depois de prontos, os quadrados vão se transformar em "caixinhas", que podem ser recheadas e tampadas com os círculos de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário