04/04/2011

TORTA DE LIMÃO

 Ingredientes:
Para a massa:
2 colheres chá de farinha de trigo
2 colheres sopa de açucar
1 colher café de sal
2 colheres chá de fermento em pó
7 colheres sopa de margarina qualy cremosa
2 gemas

Para o Recheio
3 ovos
suco de 2 limões
1 1/2 xícara chá de açucar
250 g de margarina qualy cremosa

Para a Cobertura
2 claras
3 colheres sopa de açucar

Para Polvilhar
Raspas de casca de 1 limão

Mode de preparo
1. Em uma tigela peneire a farinha, o açucar, o sal e o fermento. Faça uma cova no centro. Coloque a margarina e as gemas e misture com as pontas dos dedos. Junte 2 colheres de sopa de água gelada e incorpore os ingredientes até formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.
2. Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível (22 cm de diâmetro) com a massa. Fure o fundo da massa com um garfo. Leve ao forno médio (180ºC) preaquecido e asse por 25 minutos.
3. Em um refratário, coloque os ovos e bata com um batedor de arame. Junte o suco de limão, o açucar e, por último, a margarina. Misture bem. Leve ao fogo baixo, sem banho maria, sem deixar que a água ferva. Mexa com o batedor e, quando a margarina começar a derreter, comece a bater vigorosamente até formar um creme grosso. Leve ao freezer por 15 minutos. Reserve.
4. Para preparar a cobertura bata as claras em neve na batedeira até ficarem bem firmes e acrescente o açucar aos poucos.
5. Despeje o recheio sobre a massa e cubra a torta  com a mistura de claras.
Polvilhe com as raspas de limão e leve para geladeira antes de servir.
Para festas, substitua os tradicionais docinhos por mini-tortas de limão utilizando forminhas individuais para preparar esta receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário