02/04/2011

NHOQUE DE BATATA E MANDIOCA

 
Ingredientes
500 g de batata cozida e espremida
500 g de mandioca cozida e espremida
sal a gosto
1 ovo
2 xícaras chá de farinha de trigo
óleo para cozinhar os nhoques
queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho
3 colheres sopa de azeite de oliva
500 g de carne moída
2 tabletes de caldo de costela
3 xícaras chá de molho de tomate comprado pronto
1/2 xícara chá de leite
sal a gosto

Modo de fazer
Em uma tijela, misture a batata, a mandioca, sal, o ovo e a farinha de trigo até que obtenha uma massa homogênea. Modele bolinhas com a massa e cozinhe, aos poucos, em água fervente com óleo e sal até que os nhoques subam à superficie da panela. Retire com uma escumadeira, coloque-os em uma travessa e mantenha aquecidos. Para o molho, em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e frite a carne, mexendo de vez em quando, até que fique seca e dourada. Acrescente o caldo de costela, o molho de tomate e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o leite e deixe ferver por mais 1 minuto. Retire do fogo, tempere com sal, se necessário e despeje sobre o nhoque na travessa. Polvilhe com queijo parmesão ralado e, se desejar, salpique folhas de manjericão fresco antes de servir.
Rendimento: 5 porções
Modele nhoques maiores e recheie cada bolinha com um cubo de queijo mussarela e meia azeitona preta para incrementar a sua receita.

2 comentários:

  1. Não façam... Deu errado, tive que colocar 1kg e meio de farinha de trigo e não deu liga, ficou pesado, e sobrou muita massa, pois está muito pesado... Desculpe, mas revise essa receita...

    ResponderExcluir
  2. Deu certo!!! Ficou divino..., você usou a mandioca errada!!! A melhor é a mandioca pão e a batata doce Branca

    ResponderExcluir