01/04/2011

MOLHO BECHAMEL

 
É um dos molhos-mãe da culinária, servindo para inúmeras preparações, como recheios, cobertura de massas ou legumes e até outros molhos mais complexos. Você pode fazê-lo com antecedência e guardá-lo em geladeira por alguns dias, numa boa. E isso é uma grande vantagem nos dias de hoje.

RECEITA 1
Ingredientes:
  • 50 gramas de manteiga sem sal.
  • 50 gramas de farinha de trigo.
  • 1 litro de leite.
  • meia cebola.
  • três cravos da índia.
  • 1 folha de louro.
  • noz moscada e pimenta do reino moídas na hora.
  • sal à gosto.
Comece fazendo um roux branco, sempre nesta proporção de 50% de manteiga e 50% de farinha. Em fogo médio, derreta a manteiga e acrescente a farinha, mexendo sem parar por uns três minutos. A mistura ficará num tom amarelo claro. É hora do leite. Baixe o fogo e acrescente o leite bem devagar. Um pouquinho de nada de leite e uma boa mexida. Até o fim do litro de leite, essa tem que ser a toada. Isso vai evitar que seu molho fique cheio de grumos. Sempre mexa bem, até o molho engrossar. Adicione a cebola, com os cravos e a folha de louro espetados em sua superfície. Faça um corte transversal na cebola, para auxiliar o “encaixe” da folha de louro.Mantenha o molho cozinhando por cerca de 25 minutos, com a cebola lá dentro, mexendo ocasionalmente. Retire a cebola e tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada, ao seu gosto.

Bechamel 2

RECEITA 2


Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
200 g de leite
200 g de creme de leite
Sal
Pimenta-do-reino
2 cebolas grandes cortadas em fatias
1 gema de ovo
Páprica
1 dente de alho socado
2 colheres (sopa) de salsa picada
200 g de mussarela ralada
 

Preparo:

  • Faça um bechamel com o leite, creme de leite, farinha de trigo, sal e pimenta.
  • A seguir escalde as cebolas na água com sal e passe numa peneira, como purê.
  • Misture a gema e a metade do queijo com o purê de cebolas.
  • Adicione o bechamel, a salsa picada, prove o molho e acerte o tempero a gosto.
  • Cubra com o queijo restante e leve para gratinar.
  • Pode ser feito sem o queijo.
 
RECEITA 3 
Embora a maioria das pessoas pense que Molho Branco e Molho Bechamel são a mesma coisa, existe uma singela diferença entre eles. A base e a forma de fazer são essencialmente a mesma mas, no Bechamel, o leite usado é aromatizado e temperado por infusão de ervas, especiarias e hortaliças - tradicionalmente, os mais usados são: cebola, alho, noz-moscada ralada, folha de louro, e pimenta-do-reino.O Molho Branco e/ou Béchamel é muito utilizado na culinária de muitos países, sendo base de muitos molhos, sopas, cremes, recheios e soufllés.
~
Formas de usar o Molho Branco / Bechamel

1. O molho béchamel comporta inúmera variações, com queijo, mostarda, com vinho branco, vinho do Porto, vinho licoroso, conhaque, ketchup, curry, misturado ao molho de tomate, com chutney.~

2. Pode ser temperado com diversas especiarias: canela, cravo-da-índia, anis, pimenta-do-reino, cardamomo, curry, pimenta-da-jamaica e zimbro.

3. Um bom béchamel temperado com noz-moscada e queijo parmesão ralado é indispensável na tradicional lasanha. Sem falar nos recheios, como coxinhas de galinha e risólis. Para cobrir legumes e gratinar.

4. Sirva o béchamel temperado com mostarda com peixes assados ou fritos. Neste caso, tempere com ervas frescas bem picadas.


INGREDIENTES - Molho Branco
100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite 
Noz moscada ralada a gosto 
Pimenta-do-reino branca moída a gosto.
Sal a gosto 

Modo de Fazer
· Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se. - A essa base se dá o nome de roux.
· Sempre em fogo baixo, despeje o leite frio de uma vez na panela do roux e misture com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem . Cuide para que não fiquem pelotas. Obs: caso prefira usar o leite morno, coloque-o aos poucos.
· Coloque o sal e a pimenta do reino;
· Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até obter um creme, mexendo sempre.
· Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.

INGREDIENTES - Bechamel 
100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo

1 litro de leite
2 dente de alho
2 folhas de louro

2 cebolas em fatiasPimenta-do-reino branca moída a gosto
Noz moscada ralada a gosto
Sal a gosto

Modo de Fazer
· Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve.
· Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se. - A essa base se dá o nome de roux;
· Tire a panela do fogo. Adicione o leite (pouco a pouco) sem parar de mexer com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuide para que não fiquem pelotas:
· Coloque o sal;
· Volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme.
· Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.

Dicas:
1- Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o por uma peneira.

2- Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho. Quando o molho branco/bechamel estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira

Rendimento: 1 litro

Nenhum comentário:

Postar um comentário