03/04/2011

BISCOITO DE MANTEIGA SALGADA E GANACHE DE CHOCOLATE

Esse biscoitinho tem essa capacidade de reunir em uma única mordida chocolate e sal. Nesse caso, manteiga salgada e uma pitada de flor de sal. Eu adoro por sal, normalmente flor de sal, em chocolate. Acho que realça os sabores, e cria um contraste absolutamente delicioso. Quando usando em algumas sobremesas, o sal tem o potencial de criar um prato com um perfeito balanço de doce, salgado, amargo e azedo. Para entender melhor isso, pegue um pão, francês ou qualquer outro, ponha um pedaço de chocolate meio-amargo nele e leve ao forno por alguns instantes para o chocolate derreter. Retire do forno, salpique alguns grãos de flor de sal e veja outro mundo se abrir: o sabor de chocolate é potencializado pelo sal.
Esse biscoitinho é, claro, bem mais simples. Mas o uso da manteiga salgada aqui confere um paladar sem a sensação gordurosa que a manteiga sem sal às vezes proporciona.  Use uma ótima manteiga salgada (eu gosto da Aviação ou La Serenissima) e chocolate meio-amargo no recheio.
E enfim, tem a questão da paciência. Isto é, é mesmo necessária uma boa dose dela para fazer esse monte de bolinhas, pequenininhas, e depois rechiá-las.
Essa receita faz aproximadamente 45 biscoitos recheados
 Ingredientes:
200 gramas de manteiga salgada, a temperatura ambiente
2 gemas
2 colheres de sobremesa de baunilha
2/3 copo de açúcar (65/70 gramas)
2 ¼ copos de farinha de trigo
1/2 colher de sobremesa de flor de sal (opcional)

115 gramas de chocolate meio-amargo (aproximadamente 2/3 copo do chocolate bem picado)
½ copo de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de manteiga sem sal a temperatura ambiente
 

 
Modo de Preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Forra 1 tabuleiro grande com papel manteiga e reserve. Você vai precisar de pelo menos 2 tabuleiros.
2. Numa pequena vasilha, misture as gemas e a baunilha. Reserve.
3. Na vasilha da batedeira ponha a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade media/alta até formar um creme leve, parando uma vez para limpar as laterais com uma espátula, uns 3 a 4 minutos.
4. Reduza a velocidade da batedeira e Adicione as gemas. bata mais um pouco até o creme estar uniforme. Acrescente então a farinha e a flor de sal, se for usar, e bata em velocidade baixa até a massa formar uma bola. Pare então a batedeira.
5. Faça bolinhas bem pequenas, de 2 cm de diâmetro, e disponha-as no tabuleiro, separadas por no mínimo 2 cm. Leve ao forno por 10 a 12 minutos ou estarem levemente douradas na borda. Retire do forno e deixe esfriar antes de rechear.
6. Lembre de nunca usar um tabuleiro quente para fazer outra fornada de biscoitos. Se você não tiver 2 tabuleiros, passe o tabuleiro quente na água fria antes de por as bolinhas de massa e levá-lo novamente ao forno.
7. Pique o chocolate em pedacinhos bem pequenos. Esquente o creme de leite numa panelinha e assim que começar a fervilhar, derrame no chocolate picado. Mexa com cuidado até o chocolate derreter no creme. Adicione a manteiga picada e misture com cuidado até a manteiga estar toda derretida. Leve o chocolate a geladeira até engrossar, pelo menos 30 minutos. Em seguida, use uma colherzinha para rechear os biscoitos.
8. Quando os biscoitos estiverem todos recheados, ponha-os na geladeira uns 30 minutos para o creme firmar mais um pouco. Guarde em lugar bem fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário