03/04/2011

BISCOTTI DE QUEIJO PARMESÃO E ALECRIM

Perfumados, crocantes e elegantes, essa versão salgada de biscotti é o tipo de aperitivo altamente sugestivo de um copo de vinho ou uma caipirinha bem gelada . Tradicionalmente, os biscottis são biscoitos italianos de amêndoas e/ou pignolis, doces, assados duas vezes o que os torna mais firmes. Pela sua textura, os biscottis normalmente são servidos com algum liquido como café, chá, e na Toscana (onde são chamados de cantuccini), eles acompanham um Vin Santo no final de refeição.  
Para essa versão salgada, procure usar um queijo parmesão em pedaço e não aqueles pacotinhos de queijo já ralado: o sabor e perfume do queijo passaram longe ali! Procure também moer sua própria pimenta do reino: da mesma forma que o sabor do queijo comprado já ralado se esvaece, o perfume da pimenta também.E não fique com medo da quantidade de pimenta do reino: ela não torna o biscoito fortemente picante mas ajuda a intensificar o perfume do queijo.
Você pode congelar a massa pronta, antes de assá-la, e deixar no freezer bem embrulhada para quando algum convidado de ultima hora resolver aparecer à sua porta. 
O único problema é que o incrível perfume que esses biscottis exalam enquanto estão assando vai fazer o teu hospede querer ficar mais e mais…
Esse biscotti fica perfeito vários dias se guardado em recipiente fechado. Receita inspirada numa versão do Bon Appétit.

 

Ingredientes

4 copos de farinha de trigo (560 gramas)
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sobremesa de sal
1 ½ copo de queijo parmesão ralado fino (150 gramas)
½  colher de sopa de pimenta do reino moída
2 colheres de sopa de alecrim fresco, picado
150 gramas de manteiga sem sal, gelada
3 ovos + 1 ovo
1 copo de leite (não serve desnatado)
 

  •  

    Modo de Preparo
1. Numa vasilha grande, misture a farinha, o fermento, o sal, o queijo parmesão, a pimenta do reino e o alecrim fresco.
2. Pique a manteiga gelada em cubos e esparrame por cima da mistura de farinha. Com os dedos ou com um garfo, amasse tudo até a manteiga estar praticamente toda incorporada.
3. Numa outra vasilha, misture o leite com os 3 ovos, Mexa com um garfo para quebrar os ovos. Despeje 3/4 do liquido na mistura de farinha e usando um garfo ou as mãos, misture tudo até a massa estar homogênea. Continue molhando com o restante do liquido até formar uma massa uniforme e úmida. È provável que você não precise usar todo o liquido: para mim sempre sobra umas 3 colheres de sopa do liquido.
4. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Ponha a massa numa superfície ligeiramente polvilhada de farinha. polvilhe um pouco de farinha nas mãos e divida a massa em 4 pedaços iguais. Faça com cada pedaço, um cilindro de aproximadamente 30 CMN de cumprimento e 2 cm de largura. Ponha os cilindros de massa em um tabuleiro forrado de papel manteiga. Pincele com o ovo que sobrou e polvilhe com um pouco mais de queijo parmesão.
5. Leve ao forno por 30 minutos, virando o tabuleiro no meio do cozimento, até a massa estar levemente dourada. Após os 30 minutos, retire o tabuleiro e deixe amornar uns 10 minutos (deixe o forno ligado). Após os 10 minutos, pegue com cuidado uma bisnaga de massa de cada vez e com uma faca com serra, corte em fatias de aproximadamente 1 cm de largura. Ponha os biscoitos partidos no tabuleiro (é provável que você precise de 2 tabuleiros) e leve-os de volta ao forno. Asse por 25 minutos, retire o tabuleiro do forno, vire cada biscoito, e leve de volta ao forno para mais uns 20 minutos. Os biscottis têm que estar levemente dourados dos 2 lados. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário