31/03/2011

UM BISCOITO DE NATA EM 3 VARIAÇÕES

Como usar a nata:  durante o descongelamento ela solta um líquido e que para fazer biscoitos é preferível descartar o soro e usa-la  densa assim como manteiga. Na foto acima vocês podem observar melhor como é que fica a nata.

Antes
As medidas usadas nessa receita fogem um pouco a regra das medidas usadas nessa cozinha, por isso prestem bem atenção. A medida usada em todos os itens é um copo de 250 ml, se você não tiver um copo desses use um medidor enchendo-o até atingir a marca de 250 ml.

Ingredientes da Massa Básica de Nata
2 ovos
2 copos de nata – 500 ml
1/2 copo de óleo de milho ou de canola – 125 ml
2 e 1/2 copos de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de fermento em pó
3 copos de farinha de trigo
6 copos de amido de milho
Procure deixar espaço entre os biscoitos, pois crescem bastante

Modo de fazer

Em uma tigela grande coloque a nata e os ovos e mexa um pouco, acrescente o açúcar, o sal e o fermento e mexa até misturar. Acrescente o amido de milho e misturando gradativamente com uma colher. Junte então parte da farinha de trigo e continue a trabalhar a massa com uma colher até que não seja mais possível, então adicione o restante da farinha de trigo e trabalhe a massa com as mãos até que fique no ponto de modelar os biscoitos. Enrole uma bolinha na mão e teste o ponto se achar que deve, amasse mais um pouco. Para modelar os biscoitos de nata tradicionais, enrole bolinhas e coloque em assadeiras untadas e polvilhadas com farinha de trigo e aperte cada uma com um garfo. Deixe espaço entre elas, pois crescem. Leve as assadeiras ao forno já aquecido a em temperatura média (180º) e asse até que a parte de baixo fique dourada. Retire das assadeiras depois que esfriarem um pouco e só armazene em vidros bem fechados depois de totalmente frios.

Rende aproximadamente 420 unidades - mas a quantidade dependerá muito do tamanho que forem feitos. Essa receita rende muitos biscoitos, portanto se desejar você poderá dividir a massa em 3 partes e dar a cada uma um sabor diferente!

2 comentários: