25/03/2011

SALADA DE REPOLHO E BACON


Ingredientes 
4 xícaras de repolho cortado bem fino ,“apertando bem” na xícara
100g de bacon magro ou pancetta – 80g já é suficiente
1 cebola grande
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
1/3 de xícara (chá) de vinagre de vinho branco - pode ser outro desde que seja claro
1 colher (chá) de açúcar
Pimenta do reino a gosto – se for moída na hora será um tanto melhor
Sal a gosto

Modo de fazer
Corte o repolho bem fino, se não tiver habilidade com a faca use um cortador de legumes ou um mandolin. Meça a quantidade pedida apertando bem o repolho na xícara.
Higienize o repolho e depois o coloque sobre um escorredor de massas. Passe a cebola pelo cortador de legumes também e junte-a ao repolho.Polvilhe tudo com 1 colher (sobremesa) “bem rasa” de sal, misture bem e deixe repousar por cerca de 5 minutos. Após esse tempo “esfregue-o” com a mãos, como se estivesse massageando, você notará que ele diminuirá bastante o volume e já estará com outra textura. Deixe repousando mais uns 10 ou 15 minutos. Então vá pegando-o aos poucos e apertando com as mãos para que todo o líquido saia. Passe-o para outro recipiente e reserve. Corte o bacon em cubinhos e frite-o em sua própria gordura, até que fique bem dourado. Coloque sobre papel absorvente para que escorra bem e reserve também. Faça o molho, colocando num pequeno recipiente o vinagre, açúcar, o sal (pouco) e o azeite, misture bem com um fouet ou com um garfo, ele deverá ficar ligeiramente espesso. Despeje o molho sobre o repolho, junte a pimenta, misture e prove o sal, junte os cubinho de bacon, passe para uma saladeira e sirva ou guarde-a em um recipiente bem fechado na geladeira para servir em outro dia.
Serve 4 pessoas.
Observações dessa cozinha:
O molho dessa salada poderá servir até para 5 xícaras de repolho, nesse caso use as 100 g de bacon realmente. E se preferir pode-se fazê-la sem o bacon. O vinagre também poderá ser trocado por suco de limão.
Use medidas padrão, xícaras de 240 ml

Nenhum comentário:

Postar um comentário