18/03/2011

MOLHOS

Nos temperos está toda a arte dos molhos. Afinal, é de suas variações que se conseguem os sabores mais diferentes. A maionese é, talvez, o mais famoso dos molhos crus, senda utilizada em várias versões.

1. Maionese
2 gemas - óleo - algumas gotas de limão - sal
Coloque as gemas numa tijela. Mexendo sempre, junte aos poucos óleo escorrendo em fio até que a maionese não o absorva mais. Tempere com sal a gosto e algumas gotas de limão. Misture os ingredientes até ficar um conjunto homogeneo.

2. Molho golf
250 g de maionese - 1 colher chá de catchup - 1 colher chá de uisque
Misture a mionese com o catchup e o uisque. Experimente e, se necessário retifique o tempero.

3. Maionese verde
250 g de maionese - 2 colheres sopa de salsa 
Passe a salsa no liquidificador. Junte a maionese e misture bem


4. Molho tártaro
250 g de maionese - 3 colheres sopa de picles picados - cebolinhas em conservas
Misture a maionese com os picles e as cebolinhas


5. Molho de alho-poro
2 alho-poros - 1 ovo - 2 colheres sopa de vinagre - salsa - óleo - pimenta do reino - sal a gosto
Leve o ovo ao fogo em água fria e ferva-o durante 8 minutos. Passe a gema numa peneira. Pique bem fino a parte branca dos ovos juntamente com 1 colher sopa de salsa. Despeje o vinagre numa tigela. Junte o sal  e deixe dissolver. Acrescente óleo a gosto e bata para misturar bem. A seguir, adicione a salsa e os porros picados, a gema passada na peneira, pimenta e, se achar necessário, acrescente um pouco de sal.Sirva este molho com peixes cozidos.

6. Molho Mantovana
1 pãozinho - vinagre - 1 colher sopa de salsa - 1 dente de alho - 1 ovo - 1 colher sopa de alcaparras - 2 pepeninhos em conserva - 2 anchovas ao óleo - 1 copo de óleo  pimenta do reino - sal a gosto
Deixe o pãozinho de molho no vinagre. Cozinhe o ovo durante 8 minutos. Pique a salsa juntamente com o alho, as anchovas, as alcaparras, os pepinos e o ovo cozido. Despeje numa moalheira e acrescente o miolo de pão espremido e passado na peneira. Tempere com pimenta, óleo e sal. Se quiser, pode acrescentar 1 colher sopa de extrato de tomates.

7. Molho de manjericão
Este é um molho a genovesa, particularmente indicado para acompanhar nhoques e macarrão.
4 colheres sopa de manjericão - 50 g de queijo parmesão ralado - 1 dente de alho - óleo - pimenta do reino e sal a gosto.
Soque num  pilão o dente de alho com o manjericão e depois passe numa peneira. Se quiser, bata tudo no liquidificador. Despeje nuima molhereira, acrescente o parmesão e, pouco a pouco, óleo a gosto. Tempere com sal e pimenta.

8. Molho de alcaparras e mostarda
1 colher sopa de alcaparras - 2 colheres sopa de mostarda - 2 colheres sopa de salsa picada - óleo - vinagre
Misture a mostarda com a salsa e as alcaparras picadas. Junte óleo e vinagre suficientes para obter um molho de densidade regular. Acompanha todo prato de carne

Nenhum comentário:

Postar um comentário