11/04/2013

SOPA DE LEGUMES SIMPLES



Muitas vezes, nós que já cozinhamos há algum tempo, ficamos com aquela sensação de que alguns pratos são tão básicos que não necessitam de nenhuma explicação e que qualquer um sabe fazer. Bom, aí é que a gente se engana. 

Ingredientes:
- +/- 300 gr. de carne em cubos (utilizei alcatra, mas pode ser também: peixinho, sete, acém, coxão mole, músculo)
- 1 cenoura grande
- 1 mandioquinha
- 2 batatas
- 1 tomate
- 1 cebola pequena
- 1 col. café de cominho
- 1 col. café de colorau
- sal ou tempero pronto à gosto
- pimenta à gosto
- +/- 500 ml de água
- 1 col. sopa de azeite / óleo / margarina

Preparo:

- Para quem está começando é super bacana separar todos os ingredientes primeiro. (1)
- Em seguida, pique os legumes no formato que desejar, desde que eles fiquem mais ou menos do mesmo tamanho para que o cozimento seja por igual, e vá colocando os legumes picados em uma vasilha. (2)
- Já adicione junto aos legumes os temperos desejados, se for utilizar o sal já coloque na vasilha também. (3)
- Na panela de pressão (simmm, na pressão, sem medo tá?!) coloque o azeite e frite o tempero pronto (se for utilizá-lo). Em seguida coloque a carne, congelada ou não, na panela de pressão e não precisa nem esperar refogar, em seguida adicione a água, tampe a panela e deixe no fogo médio por uns 20 minutos (pode ser menos ou mais dependendo do tipo da carne, quanto mais dura, maior o tempo). (4)



- Desligue o fogo e aguarde sair a pressão. Se já estiver mais acostumada, coloque a panela ainda tampada debaixo da água para ajudar a sair a pressão e só abra quando você levantar o pino e não escutar mais o chiado da panela.
- Prove a carne para ver se está macia, caso seja necessário tampe novamente e leve ao fogo por mais alguns minutos.
- Quando a carne estiver macia, adicione todos os legumes de uma vez só, mexa bem, tampe novamente a panela e deixe na pressão por mais uns 10 minutos. Abra novamente, experimente para ver se os legumes estão cozidos, se necessário volte para a pressão por mais alguns minutos.
- Se estiver com pouco caldo você também pode adicionar mais água quente.
- Prove o sal, corrija se necessário e deixe a panela destampada em fogo baixo para engrossar um pouco a sopa.
- Nesse momento se desejar você ainda pode colocar macarrão para sopa ou arroz, e ir mexendo de vez em quando até estejam cozidos.
- Para servir polvilhe queijo ralado à gosto, ou se preferir, bata a sopa no mixer para virar um creme e adicione uma colher de sopa de creme de queijo minas TIROLEZ.
Rendimento: 04 pessoas.

Bom, é basicamente isso. Com o tempo você vai fazendo a coisa de forma tão automática e tudo ficará mais simples, o importante é persistir, porque cozinhar é como andar de bicicleta, ninguém nasce sabendo e é com treino que a gente vai melhorando. E claro, cada um tem seu modo de preparar, e você pode mudar os legumes, os temperos, fritar a cebola antes da carne, enfim, existem vários modos e este é apenas um deles, o mais prático na minha opinião.  Ah sim, e na foto dá pra ver que eu tenho um pacotinho de carne congelada né? Pois então, quando compro bife eu sempre peço uns a mais e deixo picadinho em cubos, congelo e deixo com etiqueta para facilitar minha vida. Até mesmo quando vou limpar algum outro corte de carne, sei lá, coxão mole para fazer strogonoff, aqueles cortes que não tem como aproveitar para o prato, eu retiro a gordura, limpo bem, corto em cubos maiores e deixo para a sopa. Fica a dica.
http://www.artenacozinha.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário