05/04/2013

MEDALHÕES DE FILÉ MIGNON COM MOLHA DE BACON






Ingredientes
1 peça de filé de mignon de cerca de 1,3 kg ou 8 medalhões, já cortados
2 dentes grandes de alho sem casca
1 e ½  colheres (sopa) de sal ou a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo de cozinha
60g de bacon defumado picado
½ cebola média ralada (no ralo grosso) ou bem picada
½ colher (chá) de açúcar
2 cebolas cortadas em quartos, para guarnição
2  xícaras (chá) de água
2 colheres (chá) de farinha de trigo
¼ xícara (chá) de água para dissolver a farinha

Preparo
Corte os filés em fatias grossas e tempere-as com o alho, o sal e a pimenta do reino. Amarre cada fatia com um pedaço de barbante, para que mantenham a forma redonda. Reserve-as. uma panela grande de fundo grosso, aqueça 1 colher de sopa de óleo de cozinha. Acrescente o bacon e frite-o ligeiramente. Junte o açúcar e quando este começar a dourar, ponha os medalhões sobre ele.  Junte 1 colher de sopa de manteiga,  e deixe que fritem, dos dois lados, observando o ponto de cozimento que é do seu agrado (dois minutos de fritura, de cada lado, para carnes malpassadas;  5 minutos para carnes ao ponto e 9/10 minutos, para carnes bem passadas). Passe os medalhões fritos para o prato em que serão servidos,  e ponha a manteiga e o óleo restante na panela em que eles fritaram.  Frite levemente os quartos de cebola, não deixando que as pétalas soltem e ponha-os no prato dos medalhões.  No mesmo óleo, frite a cebola ralada. Junte a água e deixe que o molho resultante ferva por dois minutos. Corrija o sal, se necessário. Passe o molho por uma peneira e reserve. Dissolva a farinha em ¼ de xícara de água e junte-a ao molho. Retorne a panela ao fogo e cozinhe o molho, mexendo sempre,  por mais 2 minutos. Despeje o molho sobre os medalhões fritos e sirva-os imediatamente.
Variação: A carne pode ser temperada à gosto, nesta, além dos temperos mencionados,  juntei mostarda de Dijon L’Ancienne (duas colheres de sopa). 
Também acrescentei ½ xícara de vinho tinto ao molho. O vinho entrou no final da fritura, dos medalhões, quando já não havia mais líquidos na panela e  antes do acréscimo da cebola. Ele ficou fritando com a carne até  que evaporasse totalmente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário