08/04/2013

BIFE DE CHORIZO COM MANTEIGA DE ERVAS




O chorizo é um corte argentino do nosso bom e velho contra filé, geralmente servido em postas grossas. Eu gosto um pouco mais fino, mas aí é por conta do freguês. A parada toda se resume apenas em selar a carne, temperada com sal grosso e pimenta do reino moída na hora (apenas no momento de ir para o fogo), em grelha bem quente. Sela de um lado, vira e sela do outro, no ponto desejado - eu gosto ao ponto mais para o mal passado mas aí, de novo, é cada qual com seu cada um. A manteiga de ervas  é um trucão perfeito para se ter no freezer, viu? Já no prato, ela vai em rodelinhas por cima do bife quente, e vai derretendo e emprestando ainda mais sabor à carne. Uma manteiga temperada dá outra cara para os seus grelhados.

Manteiga temperada


A receita é do Claude Troisgros, feita para ser usada em uma receita também dele que virá na sequência, mas é uma coisa tão boa que pode ser usada de muitas outras maneiras - em uma carne grelhada, um peixe, com legumes cozidos, em uma massa, nas bruschettas... Mantida no freezer, ela dura muito tempo e quebra um galho na hora de variar uma receita já manjada. 
Leve ao processador 200gr de manteiga em temperatura ambiente, 5g de alho picado (usei 1 dente grande), 30g de cebola roxa picada (usei 1 cebola inteira), 50g de salsa lavada e picada, 15g de conhaque (botei no olhômetro), 15 ml de suco de limão (usei meia banda) e molho de pimenta (Tabasco!).

Depois de processado é só enrolar em papel alumínio e levar à geladeira. Para usar, é só cortar as rodelinhas, feito um salame.
http://www.rainhasdolar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário