20/03/2013

QUICHE



Ingredientes | Massa:
200g de farinha de trigo
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de chá de sal
Meio copo de água em temperatura ambiente
Modo de fazer | Massa:
Coloque a farinha e o sal em uma tigela. Corte a manteiga em pequenos pedaços, acrescente à farinha aos poucos e vá mexendo com as mãos, até que forme uma massa que parece uma farofa. Acrescente a água aos poucos mexendo sempre. Coloque a massa por meia hora para descansar na geladeira.

Ingredientes | Recheio
150g de bacon
Meia cebola picada
100g de queijo ralado grosso (eu usei 60g de gruyère e 40g de parmesão)
3 ovos
300g de creme de leite
2/3 de copo de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer | Recheio:
Corte o bacon em pequenos pedaços e tire os excessos de gordura. Coloque o bacon e a cebola para refogar em uma frigideira. Bata todos os demais ingredientes usando um fouet (ou garfo, caso você não tenha o fouet).
Montagem:
Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 220 graus Celsius. Coloque a massa na assadeira, começando do centro e esparramando para as laterais, e fazendo a borda da torta na assadeira (como nas fotos). Dica: se você tiver uma assadeira com fundo removível fica infinitamente mais fácil e mais bonito na hora de servir.
Coloque a mistura de bacon e cebola sobre a massa. Por fim jogue o creme por cima. Cuidado para que o creme não ultrapasse a altura da borda da massa. Quanto mais próximo ficar, mais bonito o resultado final. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos (lembre-se de checar regularmente, pois o tempo varia de forno para forno). A quiche estará pronta quando a parte de cima estiver levemente dourada e a massa, cozida.Uma coisa boa sobre a quiche é que você pode congelar!


Essa é a massa, pronta para ir para a geladeira para “descansar” por meia hora:


Aqui, o recheio:


Bacon e cebola, que aliás deixa um cheirinho muito bom de comida na casa!


A massa, já na assadeira:


Massa e bacon:


Agora, já com o creme por cima, pronta para ir ao forno:


Ficou pronta! Oba!!! Vou contar uma coisa para vocês porque imagino que muitas também passem pela mesma situação que eu: o tempo que passa entre o momento em que a receita vai para o forno e que ela fica pronta é de muita ansiedade para mim!!! Sempre fico naquela dúvida: será que deu certo? Fico espiando dentro do forno, olhando mil vezes no relógio, e torcendo muito para que fique bom!!!


Servi a quiche com uma saladinha:

http://www.hojetemvisita.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário