29/03/2013

CALDO DE FRANGO CASEIRO


Caldo caseiro de frango


Não dá para comparar o sabor do caldo de frango caseiro feito em casa com outros tipos de caldo. Com sabor suave, o caldo caseiro tem menos sódio do que os produtos industrializados e é um curinga e tanto no freezer: é base para uma sopa de última hora, é fundamental no capeletti in brodo, pode ser usado no risoto, enfim, é mais saúde e sabor em seu prato. Costumo fazer o caldo de frango em grandes quantidades e, depois de desengordurado, guardo em vidros bem fechados no freezer e descongelo conforme a necessidade.
Uma dica de ouro: prepare a receita sem sal. O caldo é sempre uma base para outras preparações e, se você prepará-lo com sal, corre o risco de seu prato final ficar salgado.
Outra dica: não encha demais o vidro, deixe uma boa margem de espaço vazio, pois o caldo vai expandir quando congelado e, se não tiver espaço, o vidro vai estourar dentro do seu freezer e adeus caldo!
Agora vamos à receita?

Ingredientes


. 1 frango de 1,5 kg aproximadamente
. 1 cenoura cortada ao meio
. 1 alho-poró médio cortado em pedaços
. 1 talo de salsão cortado em pedaços
. 1 cebola grande picada
. 4 ramos de salsinha
. 1 folha de louro
. 1 dente de alho
. 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
. 3 litros de água fria

Modo de fazer

Lave o frango em água corrente até a água sair limpa. Ponha em uma panela grande e adicione a água. Quando ferver, abaixe o fogo e, durante 10 minutos, retire os resíduos que subirem à superfície. Junte os ingredientes restantes, mexa, aumente o fogo até ferver e abaixe o fogo novamente. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 1h30. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Coe em uma peneira fina sobre uma tigela e ponha em banho-maria de gelo para esfriar rapidamente. Despreze os legumes e guarde o frango em um pote fechado na geladeira para usar em outras preparações. Leve a tigela com o caldo à geladeira e espere a gordura subir para a superfície. Retire a gordura com uma colher e use em seguida – ou congele em vidros limpos com a data em que foi preparado.
Rende: 2 litros aproximadamente.
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/na-medida-certa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário