26/02/2012

PUDIM DE LEITE CONDENSADO SEM FURINHOS

Pudim, na minha opinião, não deve ter aqueles furinhos, que nada mais são do que acúmulos de ar incorporado no momento de bater a "massa" do pudim no liquidificador. Esse ar, por conter umidade, gera aquela sensação difícil de descrever quando o pudim encontra as papilas gustativas na língua. O que se percebe é a perda da cremosidade, e pudim para mim tem que ser cremoso.
Sei que há pessoas que avaliam o pudim pela quantidade de furinhos e quanto mais tiver, melhor. Questão de gosto e eu não vou entrar nessa discussão de quem está certo ou errado por que não existe certo ou errado neste caso, existe sim questão de preferência. Ainda bem que todos pensamos diferente, não?
Bom, testei modos de fazer a receita para que ela ficasse com o mínimo de furinhos e vou descrever o melhor resultado. O resultado é muito bom, e eu quase que consegui me livrar daqueles furinhos "malditos" (risos). Diria que fiquei 80% satisfeito, falta aniquilar alguns furinhos ainda, questão de novos experimentos futuros.

Ingredientes:
4 ovos (gemas e claras separadas)
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite

Para a calda:
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de água


Modo de Preparo:
Passo 1: Comece fazendo a calda de caramelo. Coloque o açúcar e a água numa forma para pudim com furo central. Usei uma de 18 cm de diâmetro que dá certinho para a quantidade de pudim que será feita.

Passo 2: Leve a forma à chama baixa do fogão, misture o açúcar e a água com uma colher enquanto ainda está frio e não mexa mais. Deixe derreter o açúcar, com muito cuidado para não queimar as mãos. Se uma das extremidades da forma começar a queimar mais que outra, retire-a brevemente do fogo, dê uma "rodada" na forma, para que todo o açúcar se misture. Novamente alerto, não mexa mais com a colher, mexa somente rodando a forma.

Passo 3: Quando o caramelo chegar à coloração que você quiser, retire do fogo e, ainda quente, com o auxílio de uma colher, vá jogando esse caramelo nas beiradas da forma e à volta do furo central. Reserve.


Passo 4: Comece a fazer a massa do pudim. Peneire as gemas dentro do copo do liquidificador. Conheço várias pessoas que não fazem isso, mas eu gosto de peneirar as gemas para evitar aquele cheiro acentuado de ovos no pudim.


Passo 5: Adicione o leite condensado.


Passo 6: Opcional. Dissolva 1 colher de chá de amido de milho no leite e adicione ao copo do liquidificador. Fiz uma vez com o amido, fiz outra sem. Como não notei nenhuma diferença, eu futuramente não vou mais adicioná-lo. Vou somente adicionar o leite sem o amido.
Passo 7: Ligue o liquidificador rapidamente na função pulsar. Esse é o passo mais importante para quem não quer furinhos no pudim. Pulse umas 3 vezes por um segundo somente. Não deixe espumar demais.
Passo 8: Adicione as claras e pulse mais uma vez. Como as claras são protéicas e espumam demais deixo para adicioná-las por último.
Passo 9: No forno coloque uma assadeira com aproximadamente 1 cm de água fria ou gelada.
Passo 10: Coloque a forma caramelada sobre essa água.
Passo 11: Despeje o conteúdo do copo do liquidificador na forma já caramelada. Acenda o forno a 180-200 graus e deixe assar por 45 a 50 minutos, o suficiente para coagular o pudim sem ressecá-lo demais. Se quiser pode cobrir com uma folha de papel alumínio, mas não é necessário.
Passo 12: Depois de uma hora no forno espete com uma faca e se sair limpa está pronto. Deixe esfriar no meio ambiente e depois leve à geladeira por, no mínimo 4 horas.
Passo 13: Depois de esfriar bem na geladeira, raspe todo o contorno do pudim com uma faca, inclusive em volta do furo central.
Passo 14: Desenforme num prato de servir virando de uma vez só e esperando desgrudar da forma sem ficar forçando muito. Ele naturalmente se solta se vc deixar de "ponta-cabeça".
(http://receitapassoapasso.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário