07/12/2011

BOLO MOLE



Ingredientes:
(use a lata de leite condensado vazia como medida)
1 lata de leite condensado (395g)
1 lata de leite integral
1 lata de farinha de trigo
1/2 lata mais 2 colheres (sopa) de açúcar
1 vidro de leite de coco (200ml)
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (40g)
50g de coco ralado (opcional)

Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Ponha a mistura em forma de pudim untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve-a ao forno médio (180°C) por 50/60 minutos (até dourar e ficar firme). Essa versão desse bolo é assada diretamente no forno e dispensa o banho-maria.
Nota 1: Esse bolo fica com consistência de pudim e não leva fermento.
Nota 2: Esse bolo pode ser feito também em forma caramelizada e assado em banho-maria.Fica muito bonito e, em minha opinião, ainda mais saboroso. Nesse caso, cubra a forma com papel alumínio e deixe que o bolo asse coberto, por pelo menos 25 minutos (tire o papel e deixe que acabe de assar).

Caramelo:
(Observe que estou ensinando como se prepara o caramelo, que é usado para diversos fins culinários; esta receita é para os que não possuem um termômetro culinário)
 
Ingredientes:
160g de açúcar granulado comum/1 xícara (chá)
120 ml de água fervente/1/2 xícara (chá)

Modo de fazer
Numa panelinha, leve o açúcar ao fogo e deixe caramelizar (cuide para que não queime, pois a calda queimada tem gosto amargo). Quando o açúcar se dissolver e ganhar a cor de caramelo, acrescente a água fervente (aos poucos, pelas beiradas e sem tirar a panela do fogo; cuidado, pois a água espirra).O açúcar vai ficar com grumos e você vai deixar que os mesmos se dissolvam, controlando a chama do fogão e sacudindo a panela, para que não queime. Não mexa a mistura (não muito, pelo menos, ou a calda vai virar uma pasta). O açúcar vai se dissolver novamente e, minutos depois,a calda vai começar a borbulhar. Quando começar a engrossar, tire uma meia colherzinha de chá e jogue-a num pires com água. Quando esta calda não dissolver na água formar e uma bolinha, não muito dura, que pode ser apanhada com as pontas dos dedos, a calda está pronta. Se você tem termômetro para calda é só esperar que ela chegue aos 118ºC. Espalhe-a no fundo de uma forma redonda de trinta centímetros de diâmetro (ou numa forma grande, de buraco no centro, como eu fiz, mas a forma sem buraco e plana é mais indicada). Reserve-a.
(http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário