02/09/2011

BOLO INVERTIDO DE BANANA

bolo_invertido_banana.jpg


 Esse na verdade é um bolo simples, daqueles que nem são muito fofos e rápidos de fazer. A banana aqui entra forrando a assadeira, no que depois de desenformado virá a ser a cobertura - daí o invertido.

bolo_invertido_banana_pap.jpg

Pra começar fiz uma calda caramelada, direto na assadeira. Depois, por cima da calda (passada também nas laterais da assadeira) fui colocando a banana (tem que estar bem madura) já cortada em fatias no sentido do comprimento. A quantidade de bananas depende do tamanho da fôrma e da espessura que você as cortar.
Na batedeira foram 3 ovos inteiros batidos com 2 xícaras (chá) de açucar por uns 5 minutos (ou mais, se a paciência permitir). Depois junta-se 1 xícara (chá) de leite quente, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó, misturando tudo direitinho. Eu dei um toque na massa com fava de baunilha. Massa pronta, é só colocar lá na assadeira já forrada com as bananas e levar para assar em forno médio até dourar e passar no teste do palito. Aí vem o grande lance, que é desenformar o bolo (meio que morninho ainda) e dar de cara com aquelas bananas lindas e douradas.

A calda caramelada perfeita

a calda perfeita existe!


2 xícaras de açúcar, em fogo baixo, mexendo até ficar douradinho. Em seguida, 1/2 xícara de água bem quente (e cuidado porque nessa hora espirra!), mexe e deixa lá, descansando um pouco enquanto você bate o pudim. Ela também diz que se nessa hora ainda tiverem alguns gruminhos de açucar não é pra esquentar, porque quando a calda estiver dando aquela descansadinha os gruminhos vão se dissolver.

null


 E uma calda perfeita tem que acompanhar um pudim igualmente perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário