18/08/2011

VINAGRE E SEUS BENEFÍCIOS

O vinagre é tão antigo quanto o vinho, mas só de uns tempos para cá passou a ser valorizado. Ele faz bem à nossa saúde e até ajuda a emagrecer. O vinagre é muito mais do que tempero para salada e pode ser usado até na sobremesa.A maioria é produzida a base de cereais como o arroz ou frutas, como a uva e a maçã.
No processo de fermentação é formado o acido acético, que ajuda a evitar o acumulo de gordura nos vasos sanguíneos e é antiinflamatório.Estimula também a produção do suco gástrico melhorado a digestão e o metabolismo. O de maçã tem ainda o ácido málico, que aumenta a temperatura das células queimando mais gorduras.
No vinagre balsâmico, que passa por uma fermentação mais lenta e é envelhecido em tonéis de carvalho, as propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células, são mais acentuadas. O vinagre mais indicado pra temperar qualquer tipo de carne é o balsâmico. Se você tiver em casa o vinagre de vinho branco vai muito bem com aves. Já o de maça combina com frutos do mar.

Molho Campanha
Ingredientes
- 300 ml de azeite
- 100 ml vinagre
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão verde
- 2 cebolas médias
- 3 tomates
- 1 colher de sopa de salsinha desidratada

Modo de preparo: 
corte os legumes em cubinhos bem pequenos. Misture o azeite, o vinagre e tempere com sal a gosto. Para tirar a acidez, equilibre com uma colher pequena de açúcar. O molho serve 10 pessoas.

Vinagrete de Frutas
Ingredientes
- 1 caixa de morango
- 1 manga grande
- 3 peras
- 300 ml de azeite
- 100 ml de vinagre balsâmico

Modo de preparo:
corte as frutas em pedaços bem pequenos. Misture o azeite e o vinagre e sirva com carnes, saladas e sobremesa.
(http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/08/vinagre-faz-bem-para-saude-e-pode-ser-utilizado ate-em-sobremesas.html- veja vídeo)

Conheça alguns tipos de vinagre
Vinagre agrin - o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.
Vinagre de vinho - quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.
Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico - é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.
Vinagre de maçã - obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.
Vinagre orgânico - produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.

Os benefícios
- Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.
- Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.
- Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.
- Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.
- Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade. Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão - o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.
(http://vilamulher.terra.com.br/)
 
Benefícios do vinagre de maçã  
 
Redução de peso
Alguns investigadores supõem que o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente, ou pela redução do apetite ou simplesmente só por melhorar a eficiência do metabolismo. Qualquer que seja o seu mecanismo de ação, sabe-se que tem ajudado inúmeras mulheres a atingirem o seu peso desejado.

Metabolismo 

Quando se trata de tentar obter o peso desejado, promover a eficiência do metabolismo é absolutamente obrigatório, caso contrário, os alimentos não serão metabolizados correctamente, resultando num excesso de gordura que se vai acumular no corpo. O Vinagre de Maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos e pratos ricos em gordura. Uma outra ajuda extra, para a boa absorção dos nutrientes, provém dos ácidos málico e tartárico que se encontram no Vinagre de Maçã. Estes matam as bactérias prejudiciais que se encontram no nosso aparelho digestivo.

Colesterol

Os níveis elevados de colesterol contribuem para o aparecimento das doenças cardíacas. Para a sua prevenção, é fundamental que se siga um modo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada, baseada em cereais, vegetais e frutos frescos, mantendo o peso ideal, praticando exercício físico regularmente e evitar alimentos processados, carnes gordas, fritos, molhos, manteigas, etc. Outra importante medida é adicionar fibra à dieta, especialmente o tipo de fibra que se encontra no Vinagre de Maçã. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura e colesterol e promovendo a sua eliminação pelas fezes.

Obstipação (ou prisão de ventre)

A obstipação é referida por muitos médicos e nutricionistas como sendo a principal causa de muitas doenças. Esta teoria tem toda a lógica, porque se os intestinos não funcionarem adequadamente, começam a acumular-se produtos tóxicos, durante muito tempo, o que acaba por provocar a sua absorção pela corrente sanguínea. Por outro lado, à medida que envelhecemos, o nosso organismo começa a produzir menos ácidos digestivos (ácido clorídrico) e menos enzimas digestivas, o que vai agravar a obstipação. Quando adicionamos fibra à nossa dieta, tal como a pectina, que se encontra no Vinagre de Maçã, estamos a proporcionar ao nosso organismo um trânsito intestinal regular e uma eliminação adequada.

Por que Vinagre de Maçã em cápsulas?

Uma vez que o Vinagre de Maçã é muito ácido e apresenta um aroma e sabor muito fortes, decidiu-se colocá-lo em cápsulas fáceis de tomar e de sabor neutro. O Vinagre de maçã está contido em cápsulas de gelatina, sendo 100% seguro para a saúde.
(http://www.oceleiro.com.br/)
  
Vinagre balsâmico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares
Com baixo valor calórico e substâncias antioxidantes em sua composição, o alimento pode trazer benefícios para sua saúde

Além de saudável, o vinagre balsâmico tem poucas calorias
 
Além de saudável, o vinagre balsâmico tem poucas calorias. Utilizado para realçar o sabor das receitas, o vinagre balsâmico é um condimento distinto devido ao processo de elaboração e às características aromáticas que adquire. De aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce, é recomendado para aromatizar saladas, carnes, peixes, no preparo de molhos e até sobremesas. 
O vinagre, à semelhança do vinho, possui antioxidantes e flavonóides, substância que está associado com uma redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como as cardiovasculares.  
Um estudo realizado em 2006, pelo Prof. Dr. Robert Vogel da Universidade Maryland, nos Estados Unidos revela que o balsâmico, associado ao azeite de oliva, ajuda a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, pois preservam a elasticidade e flexibilidade das artérias independente dos níveis de colesterol.  Segundo o estudo, as dietas ricas em gordura atrapalham a produção de óxido nítrico, uma substância necessária para manter as artérias flexíveis. Com o tempo, isso pode causar o endurecimento dessas artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas. 
O vinagre balsâmico aliado ao azeite de oliva é benéfico porque contém arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir óxido nítrico.  Balsâmico aliado ao azeite - Segundo o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, tanto o balsâmico quanto o azeite de oliva são elementos que compõem a dieta mediterrânea, que cada vez mais recebe validações de seus ingredientes que possuem efeito relaxante arterial, antioxidante e previne doenças cardiovasculares. “Cerca de 60% do cardápio da dieta mediterrânea é composto por cereais; 25% por gordura de origem vegetal, como o azeite de oliva e apenas 5% por carne. O balsâmico tornou-se elemento complementar desta dieta, pois associado ao azeite de oliva ajuda a eliminar os radicais livres além de desobstruir as artérias estimulando a eliminação do colesterol, conclui dr. Magnoni.
(http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário