04/08/2011

TEMPERANDO O PERNIL

null

Você pode comprar o pernil temperado? Pode, claro que pode. A Sadia tem, a Perdigão tem, a Aurora tem e afinal, nós também queremos praticidade, como não? Só que eu prefiro comprar a peça sem tempero e preparar minha própria marinada. Porque?  não curto esses temperos prontos (acho tudo meio salgado demais), porque eu gosto de inventar moda e porque o pernil da minha ceia é o MEU pernil, não o pernil da Sadia.

Então... na marinada desse pernil aí (a peça tinha quase 8kg com osso) eu usei:
- 3 latas de cerveja
- limão (vários)
- azeite
- ramos de alecrim
- pimenta calabresa
- alho amassado
sal grosso e comum

Modo de fazer
Preparei a marinada misturando tudo isso aí, fiz vários furinhos com a faca no pernil e coloquei tudo dentro de um saco plástico - marinada e pernil, fechei o saco e deixei lá na geladeira (temperei na véspera pela manhã). Vez em quando eu ia lá e virava o saco, para que todo o pernil ficasse em contato com a marinada. Assei até que ele ficasse bem macio, soltando do osso mesmo. Também virei a peça algumas vezes nesse processo e fui sempre regando com o caldo que se formou na assadeira, para o tempero pegar bem.
À parte eu fiz um molho - coloquei manteiga e cebola picada na panela e esperei murchar, juntei uma colherzinha de farinha de trigo e deixei cozinhar um pouquinho. Acrescentei um pouco do caldo da marinada lá da assadeira, suco de laranja e uma colherzinha de mostarda. Acertei o sal, temperei com pimenta branca e esperei engrossar. Daí dá para coar, se você preferir... eu não coei e só finalizei com bastante salsinha picada e servi numa molheira, ao lado da travessa com o pernil já fatiado.
Você também pode usar na marinada: vinho, suco de laranja, de maracujá, vinagre, pode temperar com outra ervas frescas/secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário