16/08/2011

SAÚDE NA CASCA: BENEFÍCIOS DA FARINHA DE FRUTA


As cascas de alguns alimentos possuem propriedades tão benéficas à saúde quanto a polpa. Uma das formas mais eficazes de aproveitar todos os nutrientes das cascas é o consumo na forma de farinha. Coloridas e altamente nutritivas, elas são fontes de fibras naturais que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
.
O produto pode ser extraído de frutas como maracujá, uva, laranja, maçã e banana verde. A trituração da casca da uva vermelha, por exemplo, resulta num excelente antioxidante natural que ajuda a evitar acidentes vasculares e problemas cardíacos, além de diminuir o conhecido mau colesterol, o LDL — afirma a nutricionista Fernanda Bortolon. Ela explica que a farinha feita da casca da banana e a do maracujá ajudam na perda de peso e no bom funcionamento do organismo.
.
A casca da banana verde é rica em fibras de amido resistente, enquanto a farinha de maracujá é rica em pectina, que bloqueia a absorção de gorduras pelo intestino — destaca. A casca da maçã, segundo a nutricionista, também tem propriedades importantes para a saúde. A farinha desta casca reduz o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a saciedade e diminuir a fome.
.
VEJA CASCAS DE FRUTAS QUE PODEM SE TRANSFORMAR EM FARINHA:
.
LARANJA: A casca da laranja amarga proporciona uma farinha que é rica em fibras naturais. Reduz o apetite, regula o funcionamento do intestino e também contribui para a redução do colesterol.

LIMÃO: A casca do limão possui um princípio ativo chamado d-limoneno, que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer. Também se mostraram as mais ricas em fibras, com 6,7 g. O baixo consumo de fibras pode originar problemas que vão de prisão de ventre a câncer de cólon. Seu consumo reduz os índices de glicemia e colesterol no sangue, o que previne as doenças do coração.

MARACUJÁ: A casca do maracujá é uma parte nobre da fruta, sua farinha ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue. Ela é rica em uma substância chamada pectina. A pectina é uma fração de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel, dificultando a absorção da glicose.

MAÇÃ: A casca da maçã tem 87% mais fitoquímicos, reduz o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a saciedade e diminuir a fome.

UVA: A trituração da casca da uva vermelha resulta em um excelente antioxidante natural que ajuda a evitar acidentes vasculares e problemas cardíacos, além de diminuir o conhecido mau colesterol, o LDL.
.
DICAS DE CONSUMO
.
A farinha pode ser consumida em saladas, iogurtes, vitaminas, no leite, ou acrescentada nas refeições. O ideal é ingerir uma colher de sopa, duas vezes ao dia. É muito importante comer as cascas, porém as frutas devem ser muito bem higienizadas, com uma solução de água com hipoclorito de sódio (1 colher de sopa de hipoclorito para 1 litro de água).
(http://alimentarium.blogspot.com/)


Farinha de frutas oferece diversos benefícios para a saúde

Nutricionistas alertam que para conseguir todas as vantagens da farinha de banana verde, maracujá, uva ou açaí, é preciso beber muita água. Duas colheres de farinha de banana verde misturadas na água meia hora antes do almoço deram um sumiço na barriguinha de Laura. “Eu comecei tem dois meses. Eu vestia 40, agora estou vestindo 38”, diz. A farinha de banana verde é o auge hoje das farinhas porque já está comprovado que a fibra dela é conhecida como amido resistente. Ele vai alimentar as boas bactérias que nós temos no intestino, o que provoca uma menor absorção de glicose, menor absorção de gordura e um funcionamento intestinal melhor. 

Na farinha feita com o bagaço da laranja o poder de queimar gorduras é ainda maior, mas atenção: é preciso ter certeza que é a laranja citrus aurantium, caso contrário, a pessoa consome a farinha de laranja, como fonte de fibra. 

A farinha de maracujá tem pectina, uma fibra solúvel que além de ajudar no controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue, reduz a absorção da gordura dos alimentos. Segundo pesquisas a pectina se transforma numa espécie de gel no estômago e diminui a fome.

Estudos já comprovaram também que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. “Também rica em resveratrol, ajuda a evitar o câncer”, diz Karin Honorato, nutricionista

Já os atletas podem usar a farinha do açaí, que tem todos os benefícios revigorastes da fruta, com uma vantagem: tem a metade das calorias da polpa. “O açaí é uma fruta calórica devido aos seus lipídios, a farinha não tem lipídios”,explia a nutricionista.
 
Atenção: para conseguir todos esses benefícios é preciso beber muita água, pelo menos oito copos por dia. É que as fibras precisam de líquido pra ajudar o intestino a funcionar bem. Sem água, o efeito pode ser contrário.

Se o desejo maior for de emagrecer, o ideal é consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, no máximo quatro colheres por dia, mas se o interesse for pelos outros benefícios das farinhas ela pode ser misturada até no feijão com arroz.

A chef e nutricionista, Andrezza Eufrázio, ensina como fazer a farinha de maracujá:
Ingredientes
1Kg de maracujá
 
Modo de preparo:
- Lave bem os maracujás em água corrente.
- Coloque-os em uma solução com 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária por 10 minutos.
- Enxague e seque-os.
- Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
- Corte a casca em tirinhas finas, ponha numa assadeira e asse em forno médio (aproximadamente 70°C) por cerca de 4 horas ou até que fiquem sequinhas.
- Espere esfriar.
- Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
- Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
 (http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/)

Modo de preparar a farinha de banana verde:
Em um forno, coloque 12 bananas verdes descascadas. Pode ser qualquer espécie de banana, o importante é que estejam verdes. Deixe no forno com fogo baixo, até secar.
Depois corte as bananas em rodelas e triture no liquidificador.
 
Modo de fazer a farinha de casca de maçã:
Tire a casca de 6 maçãs e coloque em uma forma. Leve ao fogo baixo, prá aquecido, até secar. Depois triture no liquidificador.

Modo de preparar a farinha da casca de limão:
Você precisará de 10 cascas de limões (verde ou amarelo). Após lavar bem todas as cascas e retirar todo o sumo do limão, corte mais uma vez ao meio as metades das cascas, retire o excesso de água e triture no liquidificador até obter uma farinha úmida e consistente. Depois leve ao forno por 3 horas, até que seque ou então deixe ao sol, tampado com um tecido fino. Triture mais uma vez até conseguir uma consistência fina.
 
Modo de preparar a farinha da casca de laranja:
Lave muito bem 12 laranjas, retire as cascas juntamente com a parte branca. Coloque em uma forma e leve ao forno em fogo baixo, pré aquecido, até secar. Depois triture até virar farinha.

Modo de preparar a farinha de uva:
Higienize muito bem as uvas, retire o excesso de água e coloque numa forma. Leve ao fogo baixo até que as uvas fiquem sequinhas. Depois é só triturar no liquidificador ou processador.
 
Aviso importante:
- Na hora de secar as frutas no forno, tome muito cuidado para não queimar, pois se isso acontecer, a farinha perderá seus valores nutricionais.
(http://www.dietaemagrecerurgente.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário