Pra moqueca ficar bacana tem umas normas:
1- Cozinhar os temperos (tomate, pimentão e cebola) separadamente porque eles precisam de mais tempo do que o peixe. Pode correr o risco dos temperos (especialmentee o pimentão) ficarem duros.
2- Uma vez quase cozidos os temperos, desliga-se o fogo, afinal eles vão terminar o cozimento na panela de barro com o peixe (como, não tem panela de barro?). Agora a gente monta a panela com camadas de peixe e tempero pré-cozido, camarão seco, gengibre ralado, pimenta se for o caso e leite de côco. Cozinha em fogo muito baixo.
3- O dendê só entra quando a moqueca está praticamente pronta, no último minuto de cozimento, tal qual o coentro muito.
Enquanto isso o forte vatapá de biscoito já tava prontinho aguardando sua cumbuca de barro.
Vatapá de biscoito
Para 4 pessoas:
2 kg de camarão fresco sem cabeça com casca, que você vai escaldar rapidamente numa fervura com cebola, cravo e um bouquet garni. Quando ficar rosinha, escorra. Depois de frio retire a casca. Tempere com pimenta seca e sal grosso. Reserve.
Esfarinhe no liquidificador 1 pacote de bolachão e reserve; depois um punhado de amendoim torrado sem sal e sem casca, com um punhado de castanha ídem, misture à farinha de biscoito e reserve; agora bata no liquidificador um punhado de camarão seco, e misture às farinhas. Por fim, bata no liquidificador 1 tomate vermelho, 1/4 de pimentão, 1/2 cebola, 1 dente de alho, e um punhado generoso de coentro fresco com um pouquinho de leite de coco.
Por fim, leve um fio de dendê ao lume e deite os temperos liquidificados; quando dourar, vá juntando a mistura seca aos poucos, alternadamente com leite de coco (1 garrafa grande de Sococo) até chegar numa consistência cremosa que te agrade. Depois acrescente o camarão escaldado, envolva bem a mistura, desligue o fogo e sirva imediatamente. Não esqueça de guardar uns camarões antes de tirar a casca para a decor. A receita tradicional de vatapá leva apenas camarão seco, uma quantidade maior de dendê, e tem função de guarnição. Este aqui é mais leve, tem muito camarão fresco (tal qual um bobó) e deve ser servido como prato principal. Já servi em coquetel num copinho fofo coroado por um camarão enorme e foi luxo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário