07/08/2011

BOLINHO DE RISOTO COM TOMATE SECO, QUEIJO DE BÚFALA E PESTO DE MANJERICÃO


Ingredientes 
1/2 receita de risoto básico resfriado
4 colheres de sopa de molho pesto
75g de tomates secos
230g de mozarela de búfala cortada em cubinhos
100g farinha de rosca
75ml de azeita

Preparo:
Coloque o risoto frio em uma tigela e misture com o molho pesto até ficar bem incorporado. Faça 8 bolas pequenas ou 4 grandes de igual tamanho. Coloque cada bola de risoto na concha da sua mão e faça uma pequena pressão no centro da bola. Recheie aí com um pouco de tomate seco e a mozarela em cubinhos. Feche a depressão e modele o bolinho novamente. Repita este processo para todas as bolas de risoto. Passe-as pela farinha de rosca até ficarem bem recobertas. Aqueça o azeite em uma frigideira e frite cada bolinho por cerca de 4 ou 5 minutos de cada lado ou até ficarem bem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.

O Segredo de Um Bom Risoto


risoto


Todo risoto, OBRITAGORIAMENTE, precisa ser al dente e cremoso. Para tanto você precisará de um arroz italiano adequado. Então a manha é a seguinte:

Arroz arbóreo – libera amido durante o cozimento, garantindo a cremosidade. Utilize-o para risotos com frutas e legumes.
Arroz Carnaroli – na minha opinião é o melhor, pois possui uma cremosidade fantástica e é muito difícil errar no seu preparo. Serve para todo tipo de risoto.
Arroz Vialone Nero – muito bom também. Seus grãos são pequenos e amendoados, cozinhando por igual. Ideal para risotos com frutos do mar.

arroz

 Sabendo o arroz ideal você já tem 50% do caminho das pedras. No momento de preparar, sempre com colher de pau, doure a cebola e o alho em azeite de oliva extravirgem e acrescente o arroz seco mesmo. Não precisa lavar. Daí vem uma sequência para cada receita. Eu particularmente gosto de começar com o vinho branco pra só depois de evaporar entrar com os caldos (para cada receita é um tipo de caldo). Acrescente os ingredientes que darão o sabor ao risoto (frutos do mar, legumes, condimentos etc.) e vai jogando o caldo pouco a pouco. Do momento da fervura até o findar (de 17 à 20 minutos, aproximadamente), precisa ficar ligado! Dado este tempo, desligue o fogo. Acrescente queijo ralado de qualidade. Mexa bem. Tampe e deixe esta mistura lá por uns 3 minutos. Daí é só servir e ser feliz.

SL370029
(http://fogaodobocao.wordpress.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário