11/08/2011

BOBÓ DE CAMARÃO




Fiz uma adaptação e não usei nem leite de coco, nem dendê, pois não tinha nenhum dos dois em casa no momento. A mandioca e páprica em pó comandaram o show de sabores juntamente com os camarões e um tantinho de creme de leite. Ficou tão bom, mas tão bom que devoramos tudo e ainda limpamos o fundo da panela com pão.


As receitas de bobó de camarão que circulam pela aí não são muito diferentes umas das outras. Algumas delas podem pedir camarão seco, outras pimentão vermelho, mas a base é mesma: camarão, creme de mandioca, leite de coco e um tantinho de nada de dendê (óleo de palma vermelho). A quantidade e o tipo de pimenta e alho vai depender do gosto do freguês. Eu encho de alho e cebola, sempre, qualquer comida minha costuma ter sempre muito alho e muita cebola. Mas como usei o mixer de mão para triturar tudo e formar um creme homogêneo não ficaram muitos pedaços para contar histórias, se é que vocês me entendem...


Meu bobó de camarão: versão sem dendê e sem leite de coco
24 camarões grandes (cerca de 500 gramas)
4-5 tomates maduros pelados (use de lata se preferir)
1 cebola média picada
4 dentes de alho grandes (2 picados e 2 esmagados)
1 colher de sopa de páprica picante (use o quanto preferir)
sal e pimenta do reino a gosto
400 gramas de mandioca cozida (use menos se preferir)
salsinha picada
cebolinha picada
100 ml de creme de leite
2 a 3 colheres de sopa de azeite
água

Modo de fazer
Descasque a mandioca, corte-a em pedaços pequenos. Cozinhe a mandioca em bastante água até ficar bem macia. Retire a mandioca da água e reserve a água da mandioca na panela. Se seu camarão estiver congelado descongele-os antes de usar. Descasque e limpe os camarões reserve os camarões descascados. Coloque as cascas e cabeças dos camarões na panela com a água da mandioca, adicione um ou dois dentes de alho esmagados. Cozinhe as cabeças, cascas e dentes de alho por uns 10 minutos com a água onde foi cozida a mandioca e usando a mesma panela. Coe o caldo de camarão e alho, descarte cascas e cabeças e reserve o caldo.
Numa outra panela grande, em fogo médio, coloque o azeite. Adicione a cebola picada e deixe cozinhar até ficar transparente, sem queimar. Aumente um pouco o fogo e adicione o alho picado e os camarões. Doure os camarões dos dois lados até ficarem levemente cozidos, de 2 a 3 minutos. Retire os camarões da panela, apenas os camarões e transfira-os para um prato e reserve.
Adicione então os tomates pelados picados com uma concha do caldo de camarão e deixe os tomates cozinharem até ficarem macios. Se precisar adicione mais caldo. Adicione os pedaços da mandioca cozida ao molho de tomates e um pouco mais de caldo. Deixe esta mistura cozinhar por cerca de 2 a 3 minutos. Adicione então a páprica, pimenta do reino, salsa e cebolinha picadas e um pouco mais de caldo se necessário. Retire a panela do fogo e usando um mixer de mão, ou o liquidificador, processe a mistura até formar um creme grosso. Se necessário adicione um pouco do caldo de camarão na hora de bater. Transfira o creme de mandioca e tomates de volta para a panela e deixe cozinhar um pouco mais. Adicione mais caldo se necessário. Quando ferver adicione os camarões reservados, adicione o sal e prove. Se necessário adicione mais pimenta, páprica e mais salsinha picada. Deixe ferver e adicione por fim o creme de leite. Sirva quente com torradas de pão francês ou pão sueco.
(http://saborsaudade.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário