23/07/2011

SALADA WOK

Ingredientes:
1 xic. de abacate picado
1 alfce americana cortada em tiras de 2 cm
1/2 xic. de lentilha brotada (opcional)
6 ml molho de maracujá (*)
2 xic. de palmito fesco cortado fininho
1/2 xic. de quinoa tostada
1 xic. de folhas de salsa


Modo de Preparo
Germinar a lentilha. Cortar a alface em tiras de 2 cm. Cortar o abacate em cubos. Cortar o palmito em lâminas. Torrar a quinoa até ela ficar bem crocante. Misturar todos os ingredientes, temperar e servir, enfeitando com a quinoa crocante.
Rendimento 500 gr


Molho de maracujá (*)
Rendimento: 60 porções de 400 gr
Ingredientes
01 unidade de maracujá
1 colher (sopa) de mel
1 xic de azeite
1 colher (sobremesa) de mostarda dijon (nós usamos a maille)


Misturar os ingredeintes e servir.
Este molho dura 20 dias na geladeira.

(http://caderno-de-receitas-neka.blogspot.com/)

Como Germinar Sementes e Grão, por Conceição Trucom

Grão ou semente + água -> germinado + tempo -> broto
Os grãos e sementes iniciam sua germinação em 16 horas. Neste ponto, em geral, estão com a sua potência máxima, e logo sinalizam que o processo do nascimento está se consolidando. Após este tempo, somente germinados, já ficam prontos para serem consumidos.
  1. Escolha as sementes ou grãos, removendo todos as que estejam danificadas. Coloque de uma a três colheres de sopa de sementes num vidro e cubra com água limpa;
  2. Deixe de molho por uma noite (8 horas);
  3. Cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Verta o vidro e despeje a água. Enxágüe bem sob a torneira;
  4. Coloque o vidro inclinado e emborcado num escorredor em lugar sombreado e fresco e;
  5. Enxágüe pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.
  6. Interessante observar que o mais elevado ponto de vitalidade no ciclo de vida de uma planta ocorre quando ela está em pleno processo de germinação, daí seus benefícios nutricionais.
Ao germinar, alguns nutrientes daquela semente, seja de um cereal (trigo, cevada ou aveia), das leguminosas (feijões) ou oleaginosa (linhaça, girassol, etc.) multiplicam-se. É o caso da vitamina C, que é praticamente inexistente no grão de trigo, mas que, uma vez germinado, aumenta seiscentos por cento o seu teor. O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, causando menos gases do que os grãos que lhe deram origem. Os germinados são pobres em calorias, mas contêm quantidades apreciáveis de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, vitamina E, algum ferro, além de muitas enzimas e proteínas. Podem ser germinadas sementes de linhaça, gergelim, girassol, alfafa, trigo, feijão de soja, lentilhas, entre muitos outros cereais, leguminosas e sementes. As sementes de cereais germinam em 2 – 3 dias, os feijões e as lentilhas demoram 5 – 6 dias. Nessa altura podem ser consumidos. Depois das etapas de germinação, há que se considerar as condições para o crescimento dos germinados até 5 – 10 cm, de altura, quando então podem ser colhidos os brotos.
Para tal produção, as condições de higiene e manuseio precisam ser muito rigorosas para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Alerta: os germinados podem provocar uma reação alérgica a pessoas que sofram de lupus eritematoso. Os germinados e brotos servem para as mais diversas preparações culinárias. Podem ser consumidos crus, em sucos, saladas e sanduíches, misturados com outros legumes, refogados “al dente”, adicionados a molhos, sopas e de outras formas que a criatividade deixar.
Uma vez que um grão ou semente (crus e saudáveis) são colocados na água, inicia-se o processo de liberação de todas as etapas para a germinação e desabrochar das informações genéticas de perpetuação daquele ser vegetal.

Explicação do programa Globo Repórter

Como germinar grãos:
1 – Colocar de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cobrir com água limpa.
2 – Deixar de molho por uma noite (8 horas).
3 – Cobrir o vidro com filó e prender com elástico. Despejar a água e enxaguar bem sob a torneira.
4 – Colocar o vidro inclinado em um escorredor em um lugar sombreado e fresco.
5 – Enxaguar pela manhã e à noite. Nos dias quentes, é preciso lavar mais vezes. Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.
Sugestões de sementes:
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc. Um dos ingredientes mais importantes é a “grama” do trigo. Muito rica em clorofila, é encontrada em mercados e muito fácil de ser plantada em casa. É só comprar sementes de trigo e colocar em bandejas de isopor ou copos plásticos. Basta regar que ela brota, nem precisa de terra. O ideal é comer enquanto está verdinha, até a altura de cerca de um palmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário