31/07/2011

PERNIL SUINO COM CEBOLA CARAMELIZADA

null

Adoro porquinho! Não posso ver uma peça rosadinha que eu fico louca. Nesta aqui eu dei um banho de limão e envolvi no seguinte marinado: alho, sal e pimenta do reino em grãos pilados (pode acrescentar salsinha se quiser), envolvi a peça, transferi para uma tigelinha funda onde a cobri com vinho branco seco. Levei à geladeira, protegido por papel filme, por umas duas horas antes de assar, e parti para o molhinho.

null

Na panela apenas untada de manteiga refoguei rapidamente 1 cebola roxa picada, depois somei uma colher de sopa de açúcar mascavo, que derreteu quase automaticamente; coloquei um tantinho de vinho branco, deixei evaporar, e por fim, juntei umas 3 colheres de sopa de molho shoyu para equilibrar o açúcar e a acidez da cebola; ainda coloquei um fio de azeite de oliva, só para dar um brilho, e o molho estava pronto.

null

Levei a peça de pernil (pode ser qualquer peça de porquinho) ao forno pré-aquecido, em forma untada com óleo mesmo, cobri com papel aumínio e deixei assar um pouquinho. Quase não solta água o porquinho, portanto, não demora  já remove o papel alumínio para dourar a superfície (só cobrimos para não ressecar nesta primeira etapa de cocção); recomendo virar o lado e quando ambos estiverem bronzeados é hora de retirar do forno e cobrir com o molhinho luxo de cebola caramelizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário