22/07/2011

FILÉ AO ROQUEFORT


Ingredientes:
Molho
75g de queijo roquefort
100 ml de cerveja escura
1 colher de chá de estragão
3 colheres de sopa de mostarda dijon (45g)
10ml de sopa de azeite de oliva
sal
pimenta do reino moída
salsinha picada

Carne
600g de filé mignon (medalhões)
sal
pimenta do reino moída
azeite de oliva

Modo de Preparo: 
Molho
Em uma caçarola pequena aqueça um pouco de azeite de oliva e frite por 30 segundos o estragão. Adicione a cerveja escura e deixe reduzir pela metade; nesse ponto, coloque a mostarda e o queijo roquefort,  mexendo ao ponto de creme. Acrescente um pouco de sal e pimenta do reino. Reserve.

Carne
Em uma frigideira grande aqueça o azeite, coloque a carne e adicione sal a gosto, deixando grelhar ao ponto. Reserve.

Montagem do Prato:
Em um prato disponha os medalhões sobre a base do molho, pulverizando com salsinha picada.

Sugestão:
Sirva com arroz branco e legumes de sua preferência.


Rendimento:
3 porções.
(http://www.cookingweekend.com/)


Estragão in natura
O Estragão é um tempero típico da culinária francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos ingrediente e alimentos. O sabor da folha de Estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, lembrando algumas pessoas, mesmo que brevemente, do cheiro e gosto do funcho. As folhas do Estragão, assim como as de outras ervas utilizadas na culinária podem ser usadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo sobretudo do que exigem as específicas receitas.
A folha do Estragão é utilizada na preparação de pickles, como pepinos em conserva à base de vinagre; em cozidos de panela, em saladas verdes, etc; mas ela também dá o sabor distinto do molho béarnaise. Existem muitas receitas para o uso caseiro do estragão na preparação de vinagres, vinagretes, e outras infusões gastronômicas.
Em algumas tradições populares de remédios caseiros de várias regiões do mundo, recomenda-se a infusão de folhas de Estragão para amenizar cólicas menstruais, e também para outros fins curativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário