06/07/2011

CREME DE LEITE FRESCO (OU NATA) PARA CHANTILLY

 O verdadeiro e bom chantilly é o que fazemos com o creme de leite fresco, e aqui esta uma receita excelente de como fazer o creme de leite (ou nata , assim chamado em Portugal) para depois fazer o chantilly, vamos la...

INGREDIENTES PARA O CREME DE LEITE (rende 0 1litro)

01 gema passada na peneira
500 ml de leite integral (ou gordo)
200 gramas de manteiga sem sal (tem que ser manteiga mesmo e não margarina)
250 gramas gordura vegetal hidrogenada

PREPARO
Passe a gema em peneira e misture ao leite dissolvendo bem e leve ao fogo o leite aquecendo o máximo sem deixar ferver. Retire do fogo e junte a manteiga e a gordura vegetal, mexa bem até dissolver tudo. Bata essa mistura no liquidificador por exatos 03 minutos em velocidade máxima.Coloque em tigela refrataria ou de vidro (não pode ser colocado em alumínio e nem inox), cubra com filme plastico e leve a geladeira por 24 horas, após esse tempo é só preparar o chantilly como descrito abaixo:

CHANTILLY
Bata na batedeira em velocidade mínima o creme de leite preparado conforme descrito acima, com 06 colheres de açucar impalpável e para aromatizar 01 colher de sopa de essencia de baunilha ou licor e preferencia. Se quiser colorir, use corante em gel para alimentos.Garanto que depois que experimentarem não vão mais comprar pronto.Esse creme de leite (ou nata) pode ser usado também em pratos salgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário