20/06/2011

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE O FERMENTO QUÍMICO E O BIOLÓGICO?

pães

Todos conhecem aquele ingrediente que faz as massas crescerem, o fermento. Ele pode ser de dois tipos, biológico e químico. Enquanto o fermento biológico é indicado para pães salgados e doces, massas folhadas, croissants, pizzas e produtos similares, o químico deve ser usado em massas de bolos, biscoitos e waffles.
O tipo mais antigo de fermento é o biológico. Seu surgimento se confunde com a história do pão que começou a ser escrita pelos egípcios, há cerca de dois mil anos antes de Cristo. Os povos mais antigos faziam pães moendo grãos com pedras, cozinhando-os em água e depois secando esta massa ao sol ou ao fogo, o que dava origem aos pães ázimos, de cultura judaica, lavosh, dos persas e naan, feito pelos indiano.
O surgimento do fermento biológico é atribuído ao descuido de um egípcio, que teria esquecido de colocar uma massa de trigo e água no fogo e quando se lembrou, horas depois, ela havia fermentado, ficando macia e maior.
Isso é possível porque o fermento biológico é um ser vivo popularmente chamado de levedura. Seu nome científico é Saccharomyces cerevisiæ. Esta levedura está presente no ar e se multiplica quando entra em contato com alimentos que contenham água, açúcar e amido. Osmar Almeida, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fleischmann, explica que o fermento biológico consome açúcares e, com isso, libera gás carbônico que fica aprisionado na massa, fazendo com que ela aumente de volume.
"O fermento atua consumindo gradativamente os açúcares disponíveis na massa, liberando o gás carbônico aos poucos. Lembrando que a farinha de trigo possui naturalmente açúcares e enzimas que disponibilizam mais açúcares durante a fermentação. É por isso que o pão francês ou um pão light, que não levam açúcar na receita, crescem", acrescenta Osmar. 
(http://bbel.uol.com.br/culinaria/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário