14/06/2011

RECEITAS BÁSICAS E ÚTEIS NO PREPARO E MONTAGEM DE BOLOS

PÃO-DE-LÓ BRANCO
Ingredientes
6 ovos
1 pitada de sal
3 xícaras chá de farinha de trigo
2 xícaras chá e açucar
1 xícara chá de água
1 colher sopa de fermento em pó
4 colheres sopa de óleo de milho

Modo de fazer
Bata na batedeira os ovos com o açucar, aproximadamente, por 15 a 20 minutos, até obter um creme esbranquiçado e bem volumoso. Em seguida, diminua a velocidade da batedeira e acrescente a água fervente, o óleo e a farinha de trigo, batendo rapidamente. Desligue a batedeira e acrescente o fermento e o sal, mexa delicadamente. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

PÃO-DE-LÓ DE NOZES
Ingredientes
7 ovos
1 pitada de sal
1/2 xícara chá de água
1 e 1/4 xícara chá de açucar
1 xícara chá de farinha de trigo
1/2 xícara chá de nozes moídas
1 colher sopa de fermento em pó

Modo de fazer
Bata na batedeira os ovos com o açucar, aproximadamente por 15 a 20 minutos, até obter um creme esbranquiçado e bem volumoso. Em seguida, diminua a velocidade da batedeira e acrescente a água fervente, a farinha de trigo e o sal, e bata a mistura da forma mais rápida. Agora, desligue a batedeira e acrescente o fermento e as nozes moídas, mexa delicadamente. Feito isso, coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

PÃO-DE-LÓ DE CHOCOLATE
Ingredientes
6 ovos
1 pitada de sal
2 xícaras chá de açucar
3 xícaras chá de farinha de trigo
1 1/2 xícara chá de água
1 colher sopa de fermento em pó
1/4 xícara chá de óleo de milho
1 xícara chá de chocolate em pó

Modo de fazer
Bata na batedeira os ovos com o açucar, entre 15 a 20 minutos, até obter um creme esbranquiçado e bem volumoso. Em seguida, diminua a velocidade da batedeira e acrescente a água fervente, o óleo, o chocolate, a farinha de trigo e o sal e volte a bater em velocidade rápida. Desligue a batedeira e acrescente o fermento, mexendo delicadamente. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno na temperatura de 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

CALDA ESPECIAL
Ingredientes
100ml de licor cherry brandy
200ml de água
50g de açucar
casca de 1 maçã vermelha

Modo de fazer
Em uma panela, ferva a água, o açucar e a casca da maçã por cerca de 5 minutos, em fogo baixo. Passando o tempo, desligue e deixe esfriar. Feito isso, misture o licor cherry brandy e leve para gelar.

CALDA BÁSICA
Ingredientes
200ml de água
50g de açucar
1 pau de canela
1 colher sopa de mel culinário

Modo de fazer
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo para ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e use frio. Esta calda pode ser guardada por até 1 mês na geladeira.

MARSHMALLOW
Ingredientes
3 xícaras chá de açucar
1 xícara chá de água
2 colheres sopa de glucose
4 claras

Modo de fazer
Em uma panela, leve ao fogo para fazer uma calda os 3 primeiros ingredientes até chegar em ponto de fio forte. Bata as 4 claras em neve e acrescente a calda ainda quente, sobre as claras em movimento, na batedeira, até esfriar.

CHANTILLY
Ingredientes
500ml de creme de leite fresco batido
100g de açucar
1 colher chá de baunilha

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes no tacho da batedeira e leve para gelar por 4 horas. Depois, bata em velocidade baixa na batedeira até que dê o ponto de corte, fazendo assim o chantilly.

CARAMELO
Ingrediente
3 xícaras chá de açucar
1/4 xícara chá de glucose líquida
1 1/4 xícara chá de leite

Modo de fazer
Coloque o açucar em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até derreter. Acrescente a glucose e mexa até dissolver. Em seguida, adicione o leite. Deixe no fogo, até que todos os ingredientes voltem à forma líquida novamente.

CREME DE CONFEITEIRO
Ingredientes
500ml de leite de vaca
1 lata de leite condensado
8 gemas
essencia de baunilha
8 colheres sopa de maisena
100ml de chantilly

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes, com exceção do chantilly, no liquidificador e leve ao fogo até engrossar. Quando a mistura virar um creme, desligue e bata até esfriar. Feito isso, misture o chantilly já batido, delicadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário